Tarifa do ônibus deve aumentar a partir de 1º de janeiro de 2024 em Bento

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, a prefeitura quer tornar o serviço mais atrativo no próximo ano

Foto: Acervo SERRANOSSA

A população de Bento Gonçalves que anda de ônibus diariamente deve se preparar para um aumento no valor da tarifa a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Isso irá ocorrer visto o encerramento do pagamento de subsídio às empresas prestadoras do serviço (Bento Transportes e Santo Antônio) pela prefeitura municipal.

Aprovado a muitas custas na Câmara de Vereadores no dia 25 de setembro, o subsídio de R$ 2,2 milhões barateou a passagem em R$ 1,00. Contudo, desde o início, se sabia que ele tinha prazo de validade: 31 de dezembro de 2023.

Segundo o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, a prefeitura aguarda auxílio do governo federal para frear o aumento. “Hoje possuímos autorização legislativa [lei] para subsidiar a tarifa do transporte público até o dia 31 de dezembro do presente ano. Estamos na expectativa de o Governo Federal auxiliar com o subsídio do idoso, o que faz com que haja equilíbrio financeiro na operação. Mas inicialmente, sem o repasse da União para o início do ano, a tarifa praticada será de R$ 6,00”, explica.

Com uma provável tarifa mais cara, Nuncio vislumbra, em 2024, tornar o transporte coletivo mais interessante para o público. “O nosso objetivo para o próximo ano [2024], é tornar o transporte público coletivo cada dia mais atrativo, fazendo com que haja maior número de usuários, o que por sua vez acarretará a baixa da tarifa do mesmo.”

Em relação a melhorias do serviço, o secretário destaca que a pasta trabalha para manter uma frota moderna, com abrigos de ônibus em boas condições e segurança aos passageiros. É comum que, em horários de pico, paradas de ônibus fiquem lotadas no Centro da cidade. Também é costumeiro ônibus abarrotados e a população se exprimindo para garantir a volta para casa. Uma das principais reclamações dos usuários é a falta de horários, principalmente entre às 16h30 e 18h. Segundo alguns deles que conversaram com a reportagem, a população poderia ser mais assistida neste sentido, evitando que todos disputem um lugar no mesmo veículo. Com mais ônibus para bairros populosos, as dificuldades diminuíram.

Nuncio pontua que é o desejo ofertar mais horários, mas é necessário analisar prós e contras. “Hoje não há área urbana desassistida pelo transporte público. É claro que sempre queremos ampliar rotas e horários, mas devemos ser conscientes que deve ser respeitado o equilíbrio econômico-financeiro da operação, pois quanto mais horários e rotas que incluirmos no sistema, aumentará consequentemente o custo, e o valor é transferido para a tarifa. Portanto, faz-se necessário crescer proporcionalmente no número de usuários, para equilibrar e mantenha-se a operação equilibrada”, afirmou.

E a licitação?

Na época da votação do subsídio, vereadores cobraram a nova licitação do transporte público, que deve ocorrer em 2024. Passagem barata e bom serviço foram os itens mais exigidos pelos parlamentares. De acordo com o secretário, a licitação está no horizonte da prefeitura. “Estamos na etapa de elaboração da comissão especial de licitação, para elaboração do edital, para posteriormente ser remetido aos órgãos de fiscalização antes da publicação”, disse.