Tatuador de Bento adere a projeto para cobertura de marcas de automutilação com tatugem

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) organiza o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Neste ano, a agência caxiense Fabulouser Design, em parceria com a psicóloga Nica Ribeiro, decidiu dar um novo significado à data. O grupo criou o projeto “Histórias na Pele”, que visa proporcionar às pessoas que já tentaram suicídio uma nova forma de olhar para esse momento, incentivando-as a reescreverem suas histórias.

Com isso, as voluntárias Caroline Moreira Nora, Luana Bolfe Venson e Débora Scopel Moreira estão mobilizando tatuadores de todo o Brasil. O objetivo é que esses profissionais ofereçam tatuagens gratuitas ou a preço de custo para quem quiser cobrir marcas de automutilação ou outras cicatrizes que lembrem momentos ruins. 


 

Em Bento Gonçalves, o tatuador Douglas Somensi decidiu dar força ao projeto. Trabalhando na área há dois anos, o profissional afirma que sempre gostou de lidar com pessoas e conhecer novas histórias. “Eu encontrei na tatuagem o que faltava pra me sentir feliz profissionalmente. Conhecer pessoas e suas histórias e poder marcá-las para o resto da vida, com artes carregadas de sentimento, seja ele qual for. Eu me sinto eternamente grato e reconhecido por cada cliente que confia sua pele ao meu trabalho”, comenta. 

Somensi conheceu o “Histórias na Pele” por meio de um anúncio nas redes sociais e percebeu que, com pouco, poderia fazer uma grande diferença na sociedade. “Geralmente pessoas que sofrem de depressão não gostam ou procuram não falar sobre o assunto, seja por falta de empatia dos ouvintes, por falta de compreensão ou por medo de serem julgadas. Tenho casos na família e sei muito bem as dificuldades que enfrentam”, revela. “Achei incrível a iniciativa e principalmente o fato de eu poder ajudar a trazer um pouco de felicidade a essas pessoas com o meu trabalho, com a minha arte”, complementa. 


 

Até o momento, três pessoas contataram o tatuador por conta do projeto. Anteriormente, Somensi já havia realizado cobertura de cicatrizes, mas nenhum cliente se sentiu confortável para falar sobre suas marcas. “Senti que [o projeto] deu a eles um incentivo de perder o medo/vergonha de falar. Fiquei realmente muito feliz de ouvir suas histórias e poder mudar suas marcas”, declara. 

O trabalho será mantido durante todo o mês de setembro, com a disponibilização de tatuagens a preço de custo. Mais informações pelo telefone (54) 99951 9716 (WhatsApp). “Pode não ser algo tão grandioso, mas é algo que está ao meu alcance. Espero que mais pessoas e profissionais tenham ideias novas como essa. Porque se cada um se doar um pouco, muita gente sai beneficiada. Tenho certeza que esse projeto vai ressignificar as marcas de sofrimento por marcas de felicidade. Poder participar disso é no mínimo gratificante”, finaliza o profissional. 

Tatuadores interessados em se voluntariar devem entrar em contato através do telefone (54) 99180 3535 ou pelo perfil da Fabulouser Design (@fabulouserdesign) no Instagram. Já o público interessado em fazer a cobertura da cicatriz deve entrar em contato diretamente com os tatuadores. A lista com nomes e contatos desses profissionais estará à disposição também no perfil no Instagram. 

Fotos: Arquivo pessoal