Técnico quer difundir o tênis de mesa em Bento

Crianças e adolescentes carentes de Bento Gonçalves terão, em breve, mais uma opção de esporte no contraturno escolar. Membro do staff técnico da Seleção Brasileira e treinador da decacampeã nacional Rosângela Dalcin, Luciano Possamai coordenará um projeto social no município com a ajuda de para-atletas da Seleção.

Até o momento, ele arrecadou mais de R$ 8 mil em materiais para a prática do esporte, entre os quais, seis redes, 40 borrachas, 15 raquetes e 150 bolinhas, essas doadas por Rosângela Dalcin. Possamai também doou para o projeto, adquirindo duas mesas. Falta, agora, apenas um espaço, que será cedido pela prefeitura. O secretário municipal de Esportes, Gustavo Sperotto, já se comprometeu em colaborar e nos próximos dias confirmará um local para as aulas.

Segundo Possamai, a expectativa é que o projeto possa iniciar até o final do mês com capacidade para atender, nesse primeiro momento, até 50 crianças. “A minha ideia é trabalhar com jovens carentes do município. O foco não será competição, mas sim a inclusão social através do esporte”, ressalta.

Será o primeiro projeto de tênis de mesa no Estado dedicado à inclusão social. Há escolinhas em algumas cidades, mas voltadas principalmente à formação e resultados. Possamai confia em uma boa aceitação das crianças e adianta que o objetivo é plantar a semente para posteriormente espalhar o esporte em todas as escolas do município. “Sempre tem alguma criança brincando com o popular ping pong nas escolas que oferecem espaço. Por isso, a segunda etapa do projeto é incluir o tênis de mesa nas escolas, com suporte da Confederação Brasileira. Mas isso é algo para mais adiante. Primeiro vamos plantar a sementinha e esperar que ela dê frutos”, conta.

A pretensão do treinador é passar para frente tudo o que aprendeu ao longo de 11 anos no esporte, com participação em competições como Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano e Circuito Mundial. O grande desejo do bento-gonçalvense é chegar às Paralimpíadas do Rio e, para tanto, decidiu que até lá irá “respirar” a modalidade. Professor de educação física, solicitou licença na escola em que trabalhava para se dedicar 100% ao tênis de mesa até 2016. “Esse é um ano em que acabei mudando meu foco profissional, ele está voltado para o tênis de mesa, com objetivo bem definido que é chegar às Paralimpíadas do Rio. Esse é o meu foco, e dentro do contexto de se dedicar apenas ao esporte, está o início do projeto social, onde eu quero passar para frente todo o conhecimento desses anos todos no tênis de mesa e poder proporcionar os valores do esporte para as crianças carentes, aquelas que têm mais necessidades”, salienta.

Rumo à Europa

No próximo dia 2 de maio, Possamai embarcará à Europa, onde a Seleção Brasileira Paralímpica disputará duas etapas do Circuito Mundial, na Eslovênia e na Eslováquia. O retorno está previsto para o dia 19, e dois dias depois ele já viajará para Fortaleza, onde acompanhará Rosângela Dalcin no Campeonato Brasileiro. Ainda neste ano, em setembro, ele terá um compromisso na China, onde acontecerá o Mundial.

Inicialmente, Possamai se dedicará ao projeto social somente enquanto não estiver a serviço da Seleção. A ideia é que, depois de enraizado, o projeto possa ter um monitor que dê sequência às atividades de forma ininterrupta.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.