Tecnologia dentro da sala de aula

Um projeto inovador no Rio Grande do Sul está sendo implantado em todas as escolas da rede estadual. Na terça-feira, dia 23, professores do Ensino Médio lotados em municípios que pertencem à 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), entre os quais Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, receberam tablets. Os equipamentos auxiliarão na realização de atividades interativas e dinâmicas em sala de aula.

Os dispositivos foram adquiridos pelo Ministério da Educação, com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Salário-Educação ao custo de R$ 462,49 cada. Parte desse montante foi pago pelo governo do Estado para que os tablets de 7 polegadas, distribuídos em todo o Brasil, fossem substituídos por modelos de 10 polegadas no Rio Grande do Sul. Ao todo serão entregues 22 mil aparelhos no país, sendo 380 para a região de abrangência da 16ª CRE. Segundo a assessoria de imprensa da Coordenadoria, todos os professores que ministram aulas para turmas de Ensino Médio em Bento Gonçalves receberam o aparelho.

Os tablets contam com inúmeros aplicativos educacionais já instalados e poderão ser utilizados pelos educadores para pesquisar na internet, armazenar conteúdos, preparar aulas e efetuar o compartilhamento das informações com os alunos em tempo real. Os aparelhos podem ainda ser conectados a televisores, monitores e projetores. 

A iniciativa da entrega dos tablets é parte do Projeto Província de São Pedro – Santa Tecla, da secretaria Estadual de Educação (Seduc), que busca modernizar o ensino no Estado e qualificar as pesquisas realizadas pelos profissionais, a fim de melhorar o ensino e possibilitar um planejamento mais efetivo das aulas.

Qualificação

A formação dos profissionais que atuam em escolas de abrangência da 16ª CRE acontece em duas etapas. A primeira, realizada na tarde da última terça-feira, dia 23, teve como objetivo ensinar aos professores a parte operacional dos equipamentos. A segunda acontece no próximo mês, com cunho pedagógico. Os educadores que receberam os tablets deverão devolver o dispositivo caso deixem de fazer parte do quadro efetivo do Estado.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS