“Tecnologia na educação” é tema de palestra na UCS
“Tecnologia na educação: tendências, desafios e caminhos” é o tema da palestra do professor Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes, diretor da Oort Tecnologia e assessor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no III Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha, que acontece na Universidade de Caxias do Sul no dia 22 de julho, próxima terça-feira.
O evento, que inicia pela manhã, com oficinas no Museu de Ciências Naturais e nos Blocos G e V, é uma parceria entre a UCS e a Coordenadoria Regional de Educação – 4ª CRE. Cerca de 200 professores e alunos das licenciaturas das áreas de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática participam da atividade, que visa à melhoria do ensino de Ciências e Matemática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da região.
A partir das 13h, no auditório do Bloco J, acontece a palestra “Tecnologia na educação: tendências, desafios e caminhos”, com o professor Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes: após uma breve retrospectiva de tentativas e resultados do uso de tecnologia nas últimas décadas será feita uma análise crítica sobre as “inovações” da moda (tablets, sistemas adaptativos, personalização, etc.). Serão apresentados alguns casos concretos que aliam tecnologia com boa pedagogia e levam em conta o processo de transformação da cultura escolar.
Informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo e-mail: pedagogico04cre@seduc.rs.gov.br ou pelo site www.ucs.br, no link Exensão/Eventos Acadêmicos.
Currículo do palestrante
Cesar Augusto Amaral Nunes é especialista em criação de ambientes de aprendizagem, desenvolvimento de software educacional, formação e avaliação com o uso da tecnologia. Foi autor e coordenou o desenvolvimento de mais de 400 objetos de aprendizagem, cursos a distância e instrumentos para avaliação. É colaborador de instituições nacionais e internacionais (SRI, OISE, Fundação Carlos Chagas, Oracle Education Foundation, BID, OEI). Palestrante nas conferências do Project Zero da Faculdade de Educação de Harvard.
É doutor em Física pela Universidade Técnica de Munique, mestre e bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, bacharel em violão clássico pela Faculdade de Música “Carlos Gomes”. Tem especialização em Ensino para a Compreensão e Avaliação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard.
Atualmente é consultor da Editora Saraiva, da ONG Todos Pela Educação no projeto Métodos Inovadores de Ensino, e do Instituto TIM no projeto TIM Faz Ciência.
Oficinas
– Astronomia
– Investigando a qualidade da água através de experimentos com materiais alternativos
– Modelando funções: uma prática interdisciplinar
– Conhecer para preservar: o UCS Aquarium como ferramenta para a preservação dos ecossistemas de água doce
– A função de primeiro grau e a conta de energia elétrica
– Questões operatórias e não transcritórias no ensino e na aprendizagem de química
– Aprendendo ciências através de circuitos de aprendizagem
– Física Quântica: Por que não vivemos mais sem ela?
– O uso didático de jogos de RPG (Role Playing Games) na biologia
– Experimentos de demonstração em física para o Ensino Fundamental e Médio com o uso de aplicativos, tablet e smartphones
– Funções trigonométricas na modelagem de fenômenos cíclicos
– Densidade de sólidos e líquidos
– Atividade interativa de saltos quânticos
– Um modelo do olho humano e sua exploração com viés interdisciplinar.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.