Tecnologias digitais marcam startups desenvolvidas na terceira edição do StartUCS

A versatilidade do uso de tecnologias digitais em diferentes áreas do cotidiano, como os estudos, finanças pessoais e até a participação política, caracterizou os modelos de negócios desenvolvidos na terceira edição do StartUCS, programa de pré-aceleração de empreendimentos inovadores da Universidade de Caxias do Sul. O pitch-day – evento de apresentação sumária dos projetos desenvolvidos – ocorreu na quinta-feira, dia 9, no campus-sede, em Caxias do Sul.

De acordo com professora Elóide Pavoni, coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UCS, instância que precede o StartUCS no ecossistema empreendedor da instituição, esta edição revelou avanços do StartUCS em relação às anteriores. Das 11 propostas de negócios selecionadas (oito de Caxias do Sul e três de Bento Gonçalves), por exemplo, três chegaram ao final como empresas já constituídas. Além disso, aumentou o número de empresários dispostos a investir nos novos negócios presentes no pitch-day.

“Vemos um interesse crescente no investimento em inovações”, aponta Elóide, que pretende, como medida para aumentar o potencial de efetivação dos novos negócios, aproximar os empresários interessados ainda durante o processo de desenvolvimento das startups no programa.

University to Business
No pitch-day, o coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS, Enor Tonolli Jr., destacou o conceito U2B (University to Business) trazido pelo StartUCS. “A academia é o ambiente para alimentar as ideias de mudanças. O programa cria a ponte para que, na saída da universidade, ideias inovadoras possam vingar no mercado”, descreveu, lembrando as ações de pré-aceleração e pré-incubação de novos negócios promovidas pelo StartUCS.

Na abertura do evento, o reitor Evaldo Kuiava referiu o programa como um dos elementos que demarcam a visão institucional da UCS de fomento ao novo empreendedorismo. “Estamos agregando a missão de ajudar na construção de projetos não só de profissionais formados para o mercado, mas também o auxílio à criação de novos negócios, às ideias inovadoras, dentro de uma lógica maior, a do parque científico-tecnológico, em que o conhecimento produzido na universidade se alia ao Poder Público e ao setor empresarial para atender demandas da sociedade”, explicou.

Mentorias ensinam sobre gestão de empreendimentos
Destinado a estudantes e egressos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, o StartUCS oferece suporte gratuito para a criação de negócios inovadores, preparando a inserção de novas empresas no mercado de forma sustentável e competitiva.
Na recente edição, o trabalho presencial ocorreu em 30 encontros semanais, ao longo de seis meses, nos quais os participantes receberam mentoria de 12 especialistas do mercado e da universidade nas áreas de contabilidade, finanças, jurídica, de pesquisa de mercado, de formação de times, design e em Business Model Canvas (ferramenta de planejamento estratégico para desenvolver e esboçar modelos de negócio).

Ao mesmo tempo, a metodologia põe a teoria na prática em interações diretas com os potenciais clientes, fornecedores e parceiros. A meta é que o empreendedor chegue ao final do programa tendo desenvolvido um produto ou serviço capacitado a receber aporte financeiro e habilitado a ingressar no mercado, o que deve ser exposto no pitch-day.

Com o fechamento da terceira edição, o StartUCS contabiliza, até o momento, 60 projetos inscritos e 30 selecionados. Destes, 22 chegaram até o final do programa, sendo que 10 deles, até o momento, se tornaram empresas registradas.