• Vinícola Garibaldi

Temporais pelo Rio Grande do Sul entre sexta e sábado

  • Vinícola Garibaldi

Alerta-se para o alto risco de chuva forte a intensa com altos volumes em curto período em alguns pontos

Foto: Guilherme Almeida

A sexta-feira terá chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Uma onda de temporais atinge a região Sul do Brasil, a Argentina e o Uruguai entre sexta-feira, 08/03, e sábado, 09/03.

A nebulosidade aumenta muito no Rio Grande do Sul nesta sexta com predomínio de céu nublado a encoberto, embora o sol possa aparecer por algumas horas em parte do Estado. A chuva chega a algumas regiões já na madrugada e toma conta do território gaúcho no decorrer do dia.

Alerta-se para o alto risco de chuva forte a intensa com altos volumes em curto período em alguns pontos. Há chance ainda de temporais em pontos isolados. Com o predomínio da instabilidade, a temperatura não se eleva muito.

A MetSul Meteorologia alerta que a onda de tempestades traz risco elevado de chuva localmente forte a intensa e de tempestades com rajadas de vento muito fortes em alguns pontos. Serão dois dias com alta probabilidade de tempo severo na região.

Corrente de jato vai trazer ar mais quente para o Rio Grande do Sul. Com o fluxo de ar quente, a instabilidade receberá energia para a formação de tempestades. Há risco de chuva forte e temporais entre a madrugada e de manhã, tanto na sexta, como no sábado, mas a probabilidade maior de instabilidade forte se dará da tarde para a noite tanto nesta sexta como amanhã.

No Estado, os maiores volumes acumulados devem se dar nas Metades Oeste, Centro e Norte, com volumes acima de 50 mm em muitas cidades e acumulados pontuais até de 100 mm a 150 mm. Temporais isolados com vendavais são prováveis, não se descartando rajadas acima de 100 km/h em algumas cidades.

Fonte: Correio do Povo