Terça foi dia de combate às drogas

Nessa terça-feira, dia 26, Dia Internacional de Combate às Drogas, o Conselho Tutelar realizou um trabalho de conscientização na praça Dr. Bartholomeu Tacchini. Conselheiros tutelares e estudantes da escola Ulysses de Gasperi distribuíram materiais informativos e apresentaram trabalhos como músicas sobre a prevenção ao uso de entorpecentes.

No município, o atendimento a usuários de drogas é oferecido em diferentes pontos:

Centro de Atendimento Psicossocial – Alcool e Drogas – Caps-AD

Órgão da prefeitura, vinculado à Secretaria de Saúde, é um serviço especializado, constituindo-se num centro de referência para o tratamento ambulatorial do indivíduo que enfrenta algum problema relacionado ao uso de álcool e outras drogas, bem como de seus familiares. O serviço oferece aos pacientes atendimento médico clínico, psiquiátrico, psicológico, assistência social e enfermagem, além de grupos terapêuticos. Telefone: (54) 3052 0114.


Conselho Municipal Antidrogas (Comad)

O município também possui o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), vinculado à secretaria municipal de Saúde. O Comad é órgão representativo e colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a finalidade de integrar-se ao esforço nacional de combate as drogas, e dedicar-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes a redução da demanda de drogas. No início do mês de junho, o Comad promoveu o 1° Encontro Sobre Dependência Química: Conhecendo um pouco sobre Sinais, Sintomas, Prevenção. O Comad e a secretaria também são parceiros na Campanha de Combate a Venda e Consumo de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes, lançada no ano passado pela prefeitura através de diversos órgãos e secretarias, poder Legislativo e Judiciário e entidades.

Comunidade Terapêutica

A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves foi inaugurada no dia 19 de março de 2011 e está localizada na comunidade de Passo Velho, no distrito de Tuiuty. São 16 alojamentos, com capacidade para atender 32 homens adultos. Numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Habitação e Assistência Social e Secretaria Geral de Administração e de Governo, foi implantado o projeto que tem a Prefeitura como mantenedora e a Associação Vida Livre na administração, mediante convênio assinado entre o poder público e a entidade. Esta Comunidade Terapêutica é a primeira no Brasil nestes moldes com atendimento total custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. 

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também