Termo formaliza voluntariado de engenheiros para reconstrução no Vale do Taquari
Os engenheiros interessados em trabalhar de forma voluntária devem fazer o cadastro junto ao Crea-RS
O governo do Rio Grande do assinou, na quinta-feira, 28/09, um termo de cooperação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS). O documento formaliza o trabalho voluntário que já está sendo efetivado nos municípios atingidos pela enchente, por meio do Projeto Engenharia Solidária.
A atuação do grupo, que já soma 86 voluntários, abrange 20 cidades, nas quais os profissionais podem fazer laudos de engenharia para pontes, estradas e, principalmente, residências – maior demanda do momento.
O termo assinado formaliza a parceria entre o Crea-RS e o governo do Estado, no qual a entidade designa, conforme demanda indicada pela Sehab, profissionais do sistema credenciados como voluntários para execução de trabalhos de engenharia em favor dos atingidos pelos eventos climáticos de chuvas intensas.
O termo prevê também que o valor da ART Solidária emitida pelos voluntários para projetos e execução de trabalhos de engenharia em favor dos atingidos tenha valor fixo de R$ 2.
Conforme o titular da Sehab, Fabrício Peruchin, os laudos são essenciais para que as prefeituras submetam seus planos de trabalho no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e possam, futuramente, acessar recursos para a reconstrução e reforma das residências atingidas.
“Os engenheiros voluntários estão em campo há dez dias porque entenderam a necessidade e urgência de finalizarmos os laudos o quanto antes. Eles se somam ao grupo de engenheiros do Estado, das prefeituras e também das universidades a fim de dar o máximo de celeridade ao processo, que é essencial para avançarmos na reconstrução das cidades”, explicou Peruchin.
O trabalho dos voluntários tem sido coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), que vem realizando o levantamento quantitativo de residências nos municípios atingidos. Já estão concluídos os municípios de Muçum e Arroio do Meio. Semana que vem iniciam-se os trabalhos em Estrela e Lajeado. Logo depois, em Venâncio Aires, Bom Retiro e Taquari.
Como funciona
Os engenheiros interessados em trabalhar de forma voluntária devem fazer o cadastro junto ao Crea-RS, que será demandado pelo governo do Estado e organizará as equipes entre os municípios solicitantes.