Testes são oferecidos para detectar hepatites

Este sábado, dia 28, é o Dia Mundial da Luta contra as hepatites virais. Em alusão à data, orientações e testes para detectar a doença estão sendo oferecidos desde a última semana em Bento Gonçalves. Veja o cronograma, desenvolvidos nas Unidades de Estratégia Saúde da Família: 

*25 de julho: 13h30 – ESF Ouro Verde
*26 de julho: 13h30 – ESF Aparecida
*27 de julho: 13h30 – ESF Barracão
*7 de agosto: 13h30 – ESF Zatt

No decorrer do ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferece o serviço de testagem sigilosa para Hepatites B e C, HIV e Sífilis de forma gratuita, mediante apresentação de documento de identidade e Cartão do SUS. Para agilizar o atendimento, o CTA sugere o agendamento pelo telefone (54) 3453 2578.

Sobre a hepatite

A hepatite é uma doença silenciosa que causa uma inflamação do fígado. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser percebido cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus B e C, sendo que milhões de pessoas no Brasil são portadoras da doença e não sabem. 

Hepatite B

Sua transmissão ocorre por relações sexuais sem preservativo; de mãe para filho durante a gestação ou o parto; ao compartilhar materiais como agulhas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam.

A evolução do vírus da hepatite B é lenta e aproximadamente 90% dos infectados eliminam o vírus. Os 10% restantes tornam-se portadores e podem transmitir a doença por toda a vida. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B para pessoas com até 29 anos ou pertencentes ao grupo de maior vulnerabilidade.

Hepatite C

A transmissão se dá pelos mesmos meios da hepatite B. A evolução da hepatite C é lenta e aproximadamente 80% dos infectados não eliminam o vírus, permanecendo portador. Destes, 20% desenvolverá complicações como cirrose e/ou câncer de fígado no período de 20 anos, doenças que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce. O exame é feito através de coleta de sangue.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA