Tire proveito máximo da academia

A matrícula na academia é uma iniciativa que merece elogios. Repensar a rotina, fazer os cálculos e arrumar tempo para os treinos diários não é tarefa simples. Mas seu esforço não termina aí. É preciso entrar no clima da malhação e não deixar nenhuma oportunidade passar batida. “Conhecer as aulas, procurar os professores para tirar dúvidas e perder o preconceito contra algumas atividades, como é o caso da musculação, é essencial para obter bons resultados”, afirma o professor Igor Yole. Ele dá uma série de dicas para você tirar proveito máximo da academia e treinar com mais vontade.

Plano de treino 

Após fazer a avaliação física, o aluno expõe os seus objetivos a um professor e diz quanto tempo tem disponível para treinar. Baseado nisso, o profissional indica as atividades na academia. São sempre dicas das melhores opções, priorizando o tempo e os objetivos. O aluno recebe, junto ao plano, indicações de aulas de ginástica. Ter sempre essas recomendações por perto ajuda a quebrar a monotonia do treino. 

Programa variado 

Experimentar novos exercícios sempre traz motivação. Se você frequenta a academia pelo menos três vezes por semana, cobre variações a cada 45 dias, em média. Caso haja muitas faltas, os professores preferem aumentar esse intervalo para 60 dias.

Aulas novas 

Tem alguma aula que você queira provar porém não está no seu programa? Vá em frente. Talvez ela não tenha a ver com seus objetivos ou esteja fora do seu nível de condicionamento. Mas vale a pena tentar, matar a curiosidade e, quem sabe, até incluir no seu próximo plano de treino.  

Esteira e ergométrica 

Esses equipamentos são sempre uma opção para passar o tempo, enquanto a aula não começa. Mas não deixe de pedir ajuda profissional, mesmo conhecendo o manuseio dos aparelhos. O professor consegue alertar contra os perigos das lesões e recomendar a melhor forma de executar o exercício para obter resultados. 


Professores

A turma que fica à disposição na academia não serve apenas para bater papo com você. Eles têm dicas ótimas sobre a melhor intensidade, tempo, carga e intervalo de descanso para o seu treino. Procure por eles para tirar suas dúvidas, incluindo as perguntas sobre a postura correta na hora de fazer os exercícios. 

Sem birra na musculação 

Segundo o professor Igor Yole, a musculação é a modalidade da academia que trará melhores resultados. O treinamento tem, como base fundamental, a segurança e eficiência no ganho de massa muscular, mas não a ponto de transformar você em um fisiculturista. A ideia é deixar seu corpo forte o suficiente para aguentar as atividades do cotidiano, sem se machucar. Quando bem feita e associada a hábitos saudáveis, a musculação aumenta a massa muscular e o desgaste energético basal, em repouso. Isso ocasiona, em médio prazo, a perda de peso. 

Controle as faltas 

Arrumar desculpas para faltar ao treino é prejuízo certo. Além de perder o ritmo e deixar de se inteirar sobre novidades e aulas especiais, você joga fora a chance de melhorar o seu rendimento. Se perceber que sua rotina está complicada, converse com seu professor e peça que ele remodele o seu programa, de acordo com a nova disponibilidade.

Fonte: Portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA