“Tivemos uma boa conversa”, diz Lula sobre encontro com Zelensky
Antes do encontro, questionado por jornalistas sobre as expectativas para o encontro, Lula respondeu que “é uma conversa de dois presidentes de países, cada um com seus problemas, suas visões”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky. A reunião ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 20/09, em Nova Iorque. É o primeiro encontro entre ambos depois de um cancelamento de última hora na cúpula do G-7, no Japão, em maio, em virtude de conflitos de agenda. Desde então, declarações de Lula sobre a guerra, muitas vezes tidas como apoio à Rússia, desagradaram o governo ucraniano.
Zelensky era aguardado por jornalistas no saguão do hotel em que Lula está hospedado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas não passou pela entrada onde a imprensa foi posicionada. Segundo informações do Planalto, ele entrou por outra porta, sem conexão com o saguão. Também participam da reunião o chanceler Mauro Vieira, o assessor internacional Celso Amorim e o secretário de comunicação, Paulo Pimenta.
Antes do encontro, questionado por jornalistas sobre as expectativas para o encontro, Lula respondeu que “é uma conversa de dois presidentes de países, cada um com seus problemas, suas visões”.
Pelo X, antigo Twitter, Lula afirmou que a conversa boa. “Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, publicou.
*Com informações de GZH