Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados na Bahia

163 funcionários chineses trabalhavam em condições análogas à escravidão na construção da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia

163 funcionários chineses trabalhavam em condições análogas à escravidão na construção da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia.
Imagem: Reprodução/MTE

Uma operação realizada em Camaçari, Bahia, no dia 9 de dezembro, resultou no resgate de 163 trabalhadores chineses em condições análogas à escravidão. A ação, conduzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, inspecionou alojamentos da empresa Jinjiang Group, contratada pela Build Your Dreams (BYD) para a construção de sua fábrica em Camaçari.

A fiscalização revelou condições precárias nos alojamentos, com camas sem colchões, banheiros insuficientes e alimentos expostos à contaminação e sem refrigeração. O local de trabalho também apresentava refeitórios e banheiros insalubres. Além disso, os trabalhadores enfrentavam o confisco de passaportes e a retenção de salários. A operação resultou em embargos e interdições. No dia 26 de dezembro, será realizada uma audiência para avaliar o cumprimento das determinações da fiscalização.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Em nota, a BYD informou que recebeu a notificação do Ministério do Trabalho e Emprego em 23 de dezembro sobre as irregularidades cometidas pela construtora Jinjiang Construction Brazil Ltda. A BYD encerrou o contrato com a empreiteira e afirmou que “não tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana”, providenciando a transferência dos 163 trabalhadores para hotéis da região.

  • Vinícola Garibaldi
Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também