Tragédia triplica índices de acidentalidade

Rodovias com poucas curvas, pistas duplas e em boas condições de trafegabilidade não costumam ser palco de tragédias no trânsito. Ledo engano. A RSC-453, que liga Garibaldi a Farroupilha, tornou-se um símbolo recente de como apenas um segundo de imprudência pode ocasionar uma tragédia que marcará a vida de algumas famílias para sempre. E essa via nem tem muita tradição nesse quesito – a estrada mais perigosa da região segue sendo a RSC-470 e suas “curvas da morte”.

Em um intervalo de 7 dias, dois acidentes graves foram registrados entre os quilômetros 103 e 104 da RSC-453 (distantes cerca de 3km do entroncamento com a ERS-444 – Trevo do Barracão). O primeiro, no dia 30 de novembro, envolveu três veículos e deixou três condutores feridos, um deles em estado grave. Ele recebeu alta alguns dias depois. No final de semana, a tragédia consumada: quatro pessoas mortas, além de um bebê cujo parto foi realizado às pressas e que também não sobreviveu à colisão. 

Em comum, segundo avaliação da Polícia Rodoviária, a possível imprudência de pelo menos um dos condutores envolvidos, já que o trecho não apresenta curvas acentuadas, tampouco problemas estruturais graves, além de contar com pista dupla no sentido Farroupilha – Bento Gonçalves. “Somos categóricos ao afirmar que a imprudência é a principal causa dos acidentes registrados na região. Falta de paciência, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, falsa impressão de segurança por conhecer a estrada e sensação de ser imune a tudo são fatores que provocam muitas mortes”, lamenta o comandante do Grupo Rodoviário Bento Gonçalves, sargento Zidemar Petry Freitas.

O clima também chama a atenção – não estava chovendo na hora do fato. “A maioria dos acidentes ocorre durante o dia e em condições de tempo favorável”, acrescenta o comandante.

Estatísticas

O grave acidente do último final de semana foi responsável por triplicar, em média, o índice de acidentes e o número de mortos, feridos e de veículos envolvidos em colisões e abalroamentos na RSC-453 nas comparações entre os anos de 2012 e 2013. A tragédia também foi a pior registrada recentemente na região (veja quadro abaixo). Mesmo assim, a rodovia mais perigosa da microrregião de Bento Gonçalves segue sendo a RSC-470. Nas estatísticas do ano passado, a RSC-453 aparecia em segundo lugar, com o km 107 (Trevo do Barracão) como o de maior índice de acidentes. Neste ano, o mesmo local aparece na quarta colocação no ranking elaborado pela Polícia Rodoviária Estadual. Entre 1º de janeiro e 9 de dezembro, foram 18 acidentes registrados, duas pessoas mortas e 18 feridas. 

Trechos mais perigosos

Ano: 2012

1º) RSC-470, km 218 (“Curvas da morte”) – 25 acidentes, 2 mortos e 20 feridos
2º) RSC-453, km 107 (Trevo do Barracão) – 21 acidentes, 2 mortos e 31 feridos
3º) RSC-470, km 222 (Trevo da Telasul) – 21 acidentes, 2 mortos e 23 feridos
4º) RSC-470, km 224 (acesso a Garibaldi) – 20 acidentes, 2 mortos e 13 feridos
5º) RSC-470, km 219 (“Curvas da morte”) – 16 acidentes e 13 feridos

Ano: 2013

1º) RSC-470, km 218 (“Curvas da morte”) – 32 acidentes e 33 feridos
2º) RSC-470, km 222 (Trevo da Telasul) – 21 acidentes, 3 mortos e 19 feridos
3º) RSC-470, km 221 (Restaurante Del Filippi) – 18 acidentes, 1 morto e 6 feridos
4º) RSC-453, km 107 (Trevo do Barracão) – 18 acidentes, 2 mortos e 18 feridos
5º) RSC-470, km 213 (acesso a São Roque) – 17 acidentes e 8 feridos

As piores tragédias*

11 de abril de 2009 – Um atropelamento provocou a morte de três garotos no quilômetro 4 da ERS-444, no bairro Barracão. O caso chocou a comunidade por envolver três irmãos, de 14, 16 e 18 anos.

23 de outubro de 2011 – Dois amigos perderam a vida na RSC-453, entre Bento e Farroupilha, depois que o Corsa em que estavam, com placas de Bento, colidiu contra um Monza, de Nova Roma do Sul, no quilômetro 116 da RSC-453.

5 de novembro de 2011 – Dois empresários bento-gonçalvenses morreram em um grave acidente ocorrido na ERS-446, em Carlos Barbosa. O carro em que estavam despencou de uma ponte de 30 metros de altura após ser atingido por um caminhão. Pelo menos dez veículos se envolveram no acidente, entre os quais um ônibus que transportava estudantes universitários. 

7 de janeiro de 2012 – A colisão entre um automóvel Santana, com placas de Farroupilha e um caminhão, de Caxias do Sul, deixou três jovens mortos no quilômetro 115 da RSC-453. As vítimas tinham entre 20 e 21 anos de idade.  

6 de outubro de 2012 – Uma colisão envolvendo um caminhão Mercedes-Benz com placas de Caxias do Sul, um Ford, de Antônio Prado, e uma ambulância que prestava serviços para a prefeitura de Garibaldi resultou em três mortes. O acidente aconteceu no quilômetro 223 da RSC-470, a cerca de 200 metros do entroncamento com a RSC-453 (Trevo da Telasul). 

23 de novembro de 2012 – Um grave acidente envolvendo um Escort, com placas de Garibaldi, e uma Sprinter, de Bento Gonçalves, teve duas vítimas fatais, que estavam no Escort. A colisão ocorreu próximo ao trevo de acesso à RSC-453 (Telasul), na RSC-470.

14 de abril de 2013 – Uma colisão envolvendo dois automóveis Fiat/Uno (placas de Farroupilha e de Bento Gonçalves) provocou a morte de três pessoas – dois adolescentes de 18 anos e um homem de 43. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 222, próximo ao entroncamento com a RSC-453 (Trevo da Telasul).

7 de dezembro de 2013 – Cinco pessoas morreram, entre as quais um bebê cujo parto foi feito às pressas, após uma colisão que envolveu um Palio, de Barão, uma Scania, pertencente a uma transportadora de Bento Gonçalves, e uma caminhonete F1000, de Caxias do Sul. A tragédia aconteceu no quilômetro 104 da RSC-453.

*Contabilizados acidentes com duas ou mais mortes acompanhados pelo SERRANOSSA. Informações adicionais podem ser conferidas no portal www.serranossa.com.br, através de uma busca da notícia pela data.


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