Transforme a geladeira em amiga da dieta

Abrir a geladeira é um hábito tão corriqueiro que tem até gente que faz sem motivo, só para pensar… Mas quantas vezes você já fez isso e acabou beliscando alguma coisa? Abre para pegar ovos, belisca um pãozinho com manteiga; abre para guardar sobras do almoço, prova a sobremesa… Não é fácil resistir à tentação. Confira truques de nutricionistas para evitar que a geladeira vire a arquirrival da dieta. Junto com reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, essas dicas podem acelerar a meta de emagrecer e controlar o peso. 

Não encha a geladeira de guloseimas 

Quando bate aquela vontade de comer guloseimas, qual será a sua primeira ocorrência? A geladeira, claro. Mas, se você não armazenar esse tipo de alimento nela, ficará mais difícil manter o hábito de beliscar. “Não ter o que buscar para comer em momentos de ansiedade ou fome fora de hora é uma forma de prevenir o ganho de peso”, arremata a nutricionista Amanda Epifânio, de São Paulo.

Deixe a sua geladeira repleta de legumes, verduras e frutas

Se você contar apenas com alimentos saudáveis, o consumo deles será inevitável. “É uma forma de melhorar a qualidade nutricional de quem faz dieta. Além de ricos em vitaminas e minerais, esses alimentos são fontes de fibras, que podem aumentar a sensação de saciedade e prevenir beliscos “, afirma a nutricionista Amanda.Só não exagere nas porções, pois até mesmo legumes e frutas podem ameaçar a dieta! “O consumo precisa ser feito conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde, 400g desse grupo de alimentos por pessoa diariamente”, recomenda a nutricionista Jackeline Venâncio, de São Paulo.   

Conserve alimentos já prontos para o uso 

Já que legumes, verduras e frutas só acrescentam benefícios à dieta, nada de deixar que a preguiça de prepará-los impeça seu consumo. “Alimentos cortados, porções pequenas de saladas de frutas, verduras lavadas e legumes ralados são um convite à dieta, já que, na maioria das vezes, pulamos a alimentação saudável por preferir a mais ‘prática’, industrializada”, ensina a nutricionista Camila Attademo, do Rio de Janeiro. “Mas fique atento ao tempo em que esses alimentos ficam na geladeira para que não percam vitaminas e minerais”, adverte Jackeline. Segundo a nutricionista, se conservado em 10°C (média das geladeiras), o alimento costuma durar dois dias.  

Congele para planejar 

Com comida congelada, fica mais fácil planejar um cardápio saudável. “Ter na geladeira uma preparação previamente programada, que fica pronta para o consumo em poucos minutos, ajuda a evitar pedido de comida delivery, que nem sempre é saudável”, ensina a nutricionista Amanda, da CITEN.  

Fique longe da geladeira em momentos de ansiedade e euforia 

Em momentos de ansiedade, é comum que a geladeira seja a primeira vítima. Segundo Amanda Epifânio, as alterações de humor podem comprometer a capacidade de moderação de um indivíduo. “Abrir a geladeira para saciar um sentimento e não a fome pode virar um ato repetitivo, de compulsão”, alerta Jackeline Venâncio. Para esses momentos, Camila Attademo dá a dica: “Antes de abrir a geladeira, beba 500ml de água”. 

Evite abrir ageladeira sem motivo 

Quem nunca abriu a geladeira por força de hábito? O famoso “abrir a geladeira para pensar” pode ser um falso motivo para beliscar desnecessariamente. “Estabelecer horários para refeições fará com que você não abra a geladeira sem necessidade e, assim, consiga regrar melhor a sua alimentação”, indica Jackeline.   

Tire os imãs de comida delivery 

Quando a fome ou vontade de comer aperta, a comida delivery parece ser a opção mais prática, ainda mais se a sua geladeira estiver repleta de imãs com essa opção. Mas o serviço de entrega nem sempre oferece as opções de cardápio mais saudáveis. “Embora sejam práticos e rápidos, eles vêm sempre carregados de um valor nutritivo ruim”, diz Jackeline Venâncio. Evite a tentação de ligar para um desses locais e abasteça a geladeira com alimentos saudáveis já preparados. 

Guarde carnes já temperadas

A carne – seja de boi, frango ou peixe – é uma ótima fonte de proteínas, que ajuda você a se sentir satisfeito. Facilite o preparo: “Além de guardar as carnes temperadas, também podemos guardá-las empanadas com farinha integral para assar”, diz a nutricionista Camila Attademo. Lembre-se, apenas, de que a carne estraga depois de um certo tempo, mesmo na geladeira. Segundo as nutricionistas, esse alimento dura apenas 72 horas após a compra e, se o tempo de espera para o consumo precisar ser maior, o ideal é congelar.  

Por Ana Paula de Araujo
Fonte: Portal Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.