Trânsito: Balada Segura autuou 49 condutores em outubro
O Departamento Municipal de Trânsito (DMT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) divulgou nesta semana o levantamento das operações da Balada Segura realizadas no mês de outubro.
Nas blitze, realizadas em conjunto com a Brigada Militar, Polícia Civil e Detran, foram abordados 177 veículos, dos quais 159 eram condutores de automóveis, 9 de motocicletas e 9 prestadores de serviços de táxi. Dentre os abordados, 49 foram autuados por desrespeitarem o Código de Trânsito Brasileiro, sendo que 28 motoristas tiveram sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e quatro veículos foram removidos. Dentre as infrações verificadas, foram registrados condutores com CNH suspensa, sem permissão para dirigir, veículos com licenciamento vencido e com características alteradas.
No decorrer das ações, foram realizados 151 testes de etilômetro, sendo que 24 condutores foram autuados no Artigo 165-A, por se recusarem a ser submetidos ao teste, e quatro foram autuados por dirigir sob influência de álcool, ambas consideradas infrações gravíssimas que resultam na suspensão no direito de dirigir por 12 meses.
A Balada Segura tem por objetivo promover uma mudança comportamental no trânsito, por meio de ações de fiscalização e educação, com o intuito de salvar vidas e diminuir os índices de acidentalidade devido à alcoolemia.