Trânsito na rua Marechal Deodoro terá mudanças nos próximos 60 dias

Mudanças a serem implementadas nos próximos 60 dias devem dar mais fluidez ao tráfego na rua Marechal Deodoro, no Centro de Bento. “São alterações pequenas, mas importantes. Não sei se vai dar certo, temos que testar, mas tenho convicção de que vai ajudar a desafogar muito o trânsito”, pontuou o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, ao apresentar as alterações para os vereadores durante a sessão ordinária da última segunda-feira, dia 27.

O custo estimado das medidas é de R$ 33 mil, sendo R$ 30 mil para a instalação de semáforos e o restante com pintura e sinalização. As alterações serão realizadas com a mão de obra das secretarias e com base em registros de preços já existentes, sem necessidade de abertura de novas licitações.

O secretário reforça que as mudanças foram amplamente debatidas com as partes interessadas, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), o Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas-BG) e representantes do Shopping Center Bento Gonçalves, da igreja Santo Antônio e das empresas responsáveis pelo transporte público no município.

Mudanças

Boa parte das mudanças realizadas ocorrerá no entorno da igreja Santo Antônio e do Shopping Bento. Os condutores que trafegam pelas duas pistas da rua Marechal Deodoro poderão seguir em frente após o cruzamento com a Júlio de Castilhos, mesmo se estiverem na pista da esquerda – não será mais obrigatório virar à esquerda na rua Dr. Antunes. 

Os condutores que trafegam pelas duas pistas da rua Marechal Deodoro poderão seguir em frente após o cruzamento com a Júlio de Castilhos, mesmo se estiverem na pista da esquerda – não será mais obrigatório virar à esquerda na rua Dr. Antunes.

Para isso, o ponto de táxi que hoje está localizado na pista da esquerda (sentido Centro-bairro), será transferido para o lado direito da via (em frente ao Shopping Bento). 

o ponto de táxi que hoje está localizado na pista da esquerda (sentido Centro-bairro), será transferido para o lado direito da via (em frente ao Shopping Bento).

A medida depende ainda da retirada do camelô sobre a via, que será realocado para a praça Bartholomeu Tacchini.“O passageiro que usa o táxi hoje está embarcando em cima da via, o que não dá segurança. Agora ele vai poder embarcar na calçada”, pontua. Ao permitir o uso das duas pistas da Marechal Deodoro, o trânsito deve ter mais fluidez, o que pode diminuir os congestionamentos no horário de pico nas ruas Saldanha Marinho, Barão do Rio Branco e Júlio de Castilhos. 

Camelô que está sobre a via será realocado para a praça Bartholomeu Tacchini permitindo instalação de ponto de táxi

Em dois pontos serão colocados semáforos para veículos e pedestres: na rua Dr. Montaury  e nos dois lados da faixa de pedestres em frente à igreja Santo Antônio. No acesso à rua Assis Brasil, onde também há faixa de segurança, será instalado somente um semáforo para pedestres.

Serão instalados semáforos para veículos e pedestres em alguns pontos, como é o caso do entroncamento com a Assis Brasil

Na saída do estacionamento do Shopping Bento, será retirado o espaço delimitado para os agentes de trânsito. A secretaria estuda a possiblidade de manter no local um ponto de estacionamento de carros-fortes. Outra possiblidade trabalhada é que veículos de transporte de valores possam estacionar no espaço entre os canteiros centrais.

Espaço delimitado para agentes de trânsito será retirado. Ainda está em estudo a permissão para que os carros-fortes continuem a poder parar no local

Estacionamento

Vagas de estacionamento em frente ao antigo prédio da Salton serão retiradas

Em relação ao estacionamento, as vagas em frente ao antigo prédio da Salton serão retiradas – elas devem ser transferidas para novos pontos, ainda em análise. Até as 9h, o lado esquerdo da Marechal Deodoro poderá ser usado para carga e descarga. Após esse horário, deverão ser usados pontos específicos que serão criados nas ruas Doutor Montaury e Doutor Antunes, das 7h às 19h. 

Ônibus

A parada próxima à igreja Santo Antônio será retirada e os passageiros deverão utilizar o ponto já existente na Júlio de Castilhos

Os usuários do transporte coletivo também sentirão o impacto das medidas. A parada próxima à igreja Santo Antônio será retirada e os passageiros deverão utilizar o ponto já existente na Júlio de Castilhos.

Ponto de embarque e desembarque dos ônibus de estudantes universitários em frente à igreja será transferido para a Júlio de Castilhos,

Além disso, o ponto de embarque e desembarque dos ônibus de estudantes universitários em frente à igreja será transferido para a Júlio de Castilhos, próximo à parada de ônibus. O objetivo é evitar entraves ao fluxo de veículos. O asfalto no local, bastante desnivelado, será recuperado com mão de obra e recursos da secretaria de Viação e Obras Públicas.  

O asfalto próximo à parada de ônibus, bastante desnivelado, será recuperado com mão de obra e recursos da secretaria de Viação e Obras Públicas

As mudanças atingirão ainda os ônibus de turismo, que hoje param na Via Del Vino, próximo à La Fontana. Haverá pontos fixos de parada no lado direito da Cândido Costa (próximo à esquina com a Barão do Rio Branco), e na Saldanha Marinho (no lado direito da via, próximo à garagem do Hotel Vinocap).

Pontos em estudo

Outras mudanças ainda estão em estudo. É o caso da criação de duas pistas para os motoristas que descem a Marechal Floriano em direção à Marechal Deodoro. Para isso está sendo analisada a viabilidade da retirada do canteiro central, bastante largo neste ponto. O estacionamento de motos, próximo ao Shopping Bento, também pode mudar. Uma das alternativas é utilizar o espaço entre os canteiros centrais, onde hoje há vasos de flores. “Caxias já fez e está funcionamento muito bem”, observa. Também é analisada a possibilidade de realocar os artesãos para a praça Bartholomeu Tacchini – atualmente as bancas estão colocadas sobre a calçada

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também