Transportadoras reclamam de desrespeito

Não há estabelecimento comercial que não dependa do serviço de transporte. Em alguns, a descarga de mercadorias é menos frequente, em outros é necessária diariamente. Sobretudo no centro da cidade, onde a maioria das lojas está localizada, os espaços de carga e descarga disputam espaço com as vagas de estacionamento. Mas, sem o respeito dos motoristas e sem o cumprimento de regras de horários, o que tinha tudo para ser simples, pode se tornar um caos.

A principal reclamação por parte das transportadoras é a falta de respeito dos motoristas aos locais delimitados para carga e descarga. “O que deveria haver é maior fiscalização”, reclama o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Bento Gonçalves (Sindibento), Cleimar Sfredo. Segundo ele é comum que os caminhões de entrega tenham que parar em fila dupla, devido à ocupação irregular da vaga destinada a carga e descarga, mesmo diante da sinalização. “Temos consciência de que parar em fila dupla cria um problema para o trânsito, mas acaba sendo a única saída já que o motorista infrator fica impune pela falta de fiscalização”, reconhece.

De acordo com o presidente, alguns associados às vezes reclamam dos pontos que são determinados para carga e descarga, por serem longe do local em que a mercadoria deve ser entregue. “Claro que seria melhor se a carga pudesse ser descarregada sempre em frente ao comércio. Mas entendemos que é preciso regrar”, comenta.

Sfredo acredita que a prefeitura poderia se espelhar nos moldes que são seguidos em outros municípios. “Como estamos seguidamente em contato com outras cidades, observamos como funciona o sistema”, destaca. Para ele, uma boa alternativa seria delimitar que apenas circulem na área central caminhões de menor porte. “Em alguns municípios não é permitido ingressar no centro com veículos acima de quatro toneladas”, observa. Sfredo comenta ainda que em outros municípios a carga e descarga é permitida apenas após o horário de pico.

O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos, explica que há locais regulamentados para a carga e descarga. Em alguns destes locais há horário pré-definido, medida adotada para evitar transtornos no trânsito nos horários de pico. “A tendência é que cada vez mais sejam regulamentados horários específicos”, comenta o secretário. Um dos pontos onde houve recentemente restrição está localizado na rua Saldanha Marinho. No local é permitida a carga e descarga apenas entre 19h e 11h.

A regulamentação e determinação de novos pontos é discutida à medida em que surge esta necessidade. “Em lojas onde o ideal é descarregar eletrodomésticos, é preciso que o ponto para carga e descarga não esteja distante do estabelecimento em função do peso das mercadorias”, exemplifica.

Descarregamentos eventuais

Além dos pontos pré-definidos para carga e descarga de mercadorias próximos a estabelecimentos comerciais, há casos de descarregamentos eventuais. Nestes casos, a orientação é que o melhor dia e horário seja negociado com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) a fim de causar menos impactos. “Já ocorreram casos de descarregamento, em especial de mercadorias de grande porte, como equipamentos, serem feitos no domingo para não prejudicar o fluxo durante a semana”, salienta.

Em casos em que há material sendo descarregado constantemente, como é o caso das diversas construções espalhadas pelo município, também deve haver aval do DMT. “Antes de autorizar o descarregamento do material, os agentes verificam o local e orientam para que haja uma boa sinalização. O objetivo é não prejudicar os motoristas”, observa.

Multa

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Pedro Soliman, a fiscalização de estacionamentos irregulares na área de carga e descarga pode ser denunciada pelos telefones 153 ou (54) 3451 5222. Segundo ele, os quatro agentes destinados para a fiscalização do estacionamento rotativo pago nem sempre conseguem estar presentes no momento de infrações deste tipo, por isso a importância de fazer a ligação e comunicar o DMT. “Com isso um agente é acionado e vai até o local verificar a irregularidade”, explica. Estacionar na área destinada para carga e descarga de mercadorias desconta três pontos na carteira de habilitação, com multa de R$ 53,20. Se o condutor não estiver no local, o veículo também está sujeito a guincho. 

Carina Furlanetto

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