Trecho da ERS-444 ainda está sem pintura da pista
Finalizadas ainda em novembro do ano passado, as obras de recuperação de quase dois quilômetros da ERS-444, no trecho de acesso a Bento Gonçalves pelo Barracão, deixaram para trás um rastro de incertezas para os usuários da rodovia. Mesmo com o novo asfalto, motoristas ainda reclamam da falta de sinalização, tanto horizontal quanto vertical.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já havia informado, ainda em dezembro, que o contrato de restauração com a empresa Encopav não previa a etapa de sinalização, que estaria sendo negociada com a prefeitura, já que a área será repassada ao município. A mudança de governo no Estado, entretanto, também interfere diretamente na definição da transferência – segundo a assessoria do Daer, o órgão espera a nomeação de um novo diretor para dar continuidade ao processo.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o governo municipal não aceitará receber a estrada nas atuais condições, sem a pintura horizontal na pista recentemente reparada e novas placas instaladas ao longo do trecho transferido. A administração também não pretende executar novos serviços, como limpeza e roçada às margens da rodovia – trabalhos desenvolvidos no final de 2014 – até o repasse ser concluído. Apesar de uma lei municipal já prever a absorção do percurso, o trâmite ainda não chegou ao fim junto ao Daer.
Queixas
Enquanto isso, usuários da estrada sofrem com a falta de pintura indicativa na pista e com a situação das placas que ainda resistem ao longo do trajeto. “Faço esse trecho duas vezes ao dia, de moto, e à noite. Sem sinalização é um desafio todo dia. Fora as placas de indicação aos Caminhos de Pedra, caídas ou desbotadas. Eu diria que essa região foi excluída da cidade. Descaso total”, lamenta Bruna Osmarin, em uma postagem publicada em um grupo que discute problema na cidade no Facebook.
Reportagem: Jorge Bronzato Jr.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.