Três novos cursos de pós-graduação da UCS são aprovados pela CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, no último dia 5, os resultados da avaliação de propostas de novos cursos de pós-graduação stricto sensu, nas modalidades acadêmica e profissional. A avaliação transcorreu entre os dias 24 e 28 de setembro, durante a 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida em Brasília.

Da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a CAPES aprovou o Doutorado em Ciências da Saúde, o Doutorado em Filosofia e o Mestrado Profissional em Saúde Animal. Com eles, a UCS passa a oferecer 19 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que reúnem 27 cursos: 17 mestrados e 10 doutorados, em diferentes áreas do conhecimento.
 
FILOSOFIA
O Doutorado em Filosofia passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, implantado em 2010 e cuja consolidação motivou a submissão à CAPES da proposta de doutorado. Com área de concentração em Filosofia Prática, o doutorado será “um desdobramento natural” do trabalho que vem sendo realizado no Mestrado em Filosofia, e no qual se espera obter “uma visão mais determinada, mais complexa de problemas que já são nossos e que, de maneira mais ou menos explícita, se encontram com frequência na fronteira e, em não poucos casos, em meio dos estudos de ética aplicada e normativa já desenvolvidos no mestrado”.

Criado com o objetivo de formar professores e pesquisadores em Filosofia que tenham como foco de interesse temas e problemas do âmbito da Filosofia Prática, o Doutorado de Filosofia se estrutura em três linhas de pesquisa: Filosofia Social e Política; Filosofia do Direito; e Ética.
 
CIÊNCIAS DA SAÚDE
A excelente aceitação pela comunidade do Mestrado em Ciências da Saúde, implantado em 2016, levou a universidade a apresentar uma proposta de curso de doutorado, com o objetivo de dar seguimento ao processo de progressão daqueles profissionais que já passaram pelo mestrado, dos docentes da universidade, dos pesquisadores e dos profissionais da área da Saúde. O Doutorado em Ciências da Saúde passa então a integrar o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, atendendo a uma demanda reprimida para qualificação em pós-graduação em nível de doutorado na área da Saúde, promovendo a geração de novos conhecimentos que contribuam para os avanços da ciência, com aplicabilidade no desenvolvimento social, e colaborando também para o cumprimento das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Medicina que exigem um percentual de professores com doutorado no corpo docente.

O Doutorado em Ciências da Saúde insere-se em duas áreas de concentração, Ciências Biomédicas e Ciências Clínicas, e estrutura-se em cinco linhas de pesquisa: Biomateriais para Aplicações na Área da Saúde; Computação Aplicada às Ciências da Saúde; Engenharia e Terapia Celular; Farmacologia e Biomarcadores; Investigação Clínica e Epidemiológica; e Saúde Materno-Infantil. Tem como objetivo formar doutores qualificados para serem docentes e pesquisadores de alto nível, com uma autonomia de aprendizagem, permitindo o aprimoramento de habilidades e o pensamento crítico. Esta capacitação é necessária para sistematizar, inovar e gerar conhecimentos técnico-científicos na área de pesquisa básica e clínica, para buscar repercussões positivas na qualidade de vida humana.
 
SAÚDE ANIMAL
A proposta do Mestrado Profissional em Saúde Animal, que inaugura o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, decorre da interação do curso de Medicina Veterinária da UCS e do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Diagnóstico em Medicina Veterinária, com profissionais da área, com os pequenos produtores, com as empresas e órgãos públicos que atuam no campo da saúde animal e humana, no objetivo comum de gerar recursos humanos qualificados com senso crítico para identificar e solucionar problemas, de inovar e de empreender.

Com área de concentração em Saúde Animal e estruturado em duas linhas de pesquisa, “Clínica Cirúrgica e Reprodução Animal” e “Controle de Enfermidades que Acometem Animais”, o Mestrado Profissional em Saúde Animal “tem seu foco voltado para a aplicação do conhecimento frente aos desafios regionais, ou seja, o uso da pesquisa aplicada e o desenvolvimento de produtos, processos e patentes, necessários à inovação na Área de Saúde Animal compreendendo a complexidade biológica, social e econômica em que se encontram. Visa ainda aplicar o conhecimento científico e técnico e consolidar a pesquisa aplicada na Região da Serra Gaúcha, formando profissionais altamente capacitados para atuarem na Área da Saúde Animal, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade, método científico e ética para com os animais e seres humanos. Objetiva-se com a sua implantação uma maior integração entre graduação e pós-graduação com estímulo à cultura do aprendizado e divulgação do conhecimento, gerando aptidões críticas e reflexivas necessárias para resolver problemas técnico-científicos. Busca-se também a ampliação do espectro de relações intrainstitucionais e interinstitucionais, em nível nacional e internacional”.