Três pessoas continuam desaparecidas em Caraá após ciclone

No total, há 41 municípios atingidos, com registro de 3.713 pessoas desabrigadas e 697 desalojadas

Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, logo depois confirmar a 13ª morte no Estado após a passagem de um ciclone extratropical, que iniciou na madrugada de sexta-feira, 16/06, informou, na noite de domingo, 18/06, que três pessoas seguem desaparecidas, todas moradoras do município de Caraá. No total, há 41 municípios atingidos, com registro de 3.713 pessoas desabrigadas e 697 desalojadas.

Além de Caraá, de acordo com a Defesa Civil, mortes também foram registradas em Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí, Bom Princípio e São Sebastião do Caí.

Cerca de 59 mil pontos estão sem energia elétrica na área de concessão da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE), de acordo com atualização divulgada na noite de sábado, 17/06. As regiões mais afetadas são a Metropolitana (com 42 mil clientes sem energia) e Litoral Norte (com 14 mil). Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Balneário Pinhal e Tramandaí.

Na área de cobertura da RGE, são 9,3 mil clientes, de acordo com atualização de domingo, principalmente nas regiões Metropolitana e Vale do Sinos, em cidades como Gravataí, Esteio e Canoas.

Ajuda

A prefeitura de Bento Gonçalves, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM), iniciou o recolhimento de donativos para os municípios atingidos pelo ciclone.

As doações podem ser realizadas diretamente na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, até o dia 23 de junho.

Para quem puder contribuir e doar, os itens prioritários são agasalhos (roupas e calçados), cobertores, itens de higiene pessoal, de limpeza, além de alimentos não perecíveis.

Para doação de móveis, pode ser solicitado que a secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) realize a busca na sua residência, a partir desta segunda-feira, 19/06, pelo telefone 3055-7337.