Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é alvo de ataque hacker
Na tarde desta quarta-feira (11/11), o sistema informativo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) ficou temporariamente comprometido e adulterado após a invasão de hackers. O invasor postou foto de um jovem de boné, com a aba cobrindo o rosto e os dois dedos do meio levantados. Ele ainda deixou uma frase acusando a justiça de ser corrupta.
Por volta das 14h21min, o TJ-RS emitiu uma nota comunicando a estabilização do portal e alegando que "não houve comprometimento dos sistemas" por conta do crime.
"Constatou-se que consistiu em um ataque que não atingiu processos e outros bancos de dados do Judiciário estadual", afirma nota assinada pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação. O órgão ainda ressaltou o reforço na proteção para impedir novos acessos criminosos, "bem como medidas já foram adotadas para rastrear a autoria do ato".
A Polícia Civil investiga o caso.
Confira nota na íntegra:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE EPROC
Na tarde desta quarta-feira, o hotsite informativo do eproc foi adulterado por hackers, porém sem comprometimento dos sistemas do Tribunal de Justiça.
Constatou-se que o ataque não atingiu processos e outros bancos de dados do Judiciário estadual.
O problema já foi corrigido, com o reforço de proteção para impedir novos acessos, bem como medidas já foram adotadas para rastrear a autoria do ato.
Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação"