Tribunal de Justiça realiza a entrega de webcams para audiências em casas prisionais do RS
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul fez a entrega, nesta semana, de 100 webcams para a Secretaria de Administração Penitenciária. Segundo o Juiz-corregedor André Vorraber, os equipamentos serão utilizados para as videoconferências em vários estabelecimentos prisionais no Estado, permitindo a realização das audiências com detentos, dando continuidade à tramitação dos expedientes judiciais.
O pedido havia sido encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Voltaire de Lima Moraes, pelo secretário César Faccioli, que manifestou a necessidade da obtenção destes materiais, tendo em vista que, em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus, muitas audiências foram interrompidas ou realizadas em menor escala devido às medidas de distanciamento social.
“Acreditamos que na próxima semana as webcams estarão em pleno funcionamento e os magistrados da área criminal já estarão em condições de agendar suas audiências em estabelecimentos prisionais e dar continuidade à tramitação dos processos envolvendo pessoas detidas”, destacou o Juiz André.
Ele recordou que, no final de abril, o Tribunal de Justiça já havia realizado a doação de 150 microcomputadores para a SEAPEN, que foram encaminhados às penitenciárias que apresentarem condições técnicas para implementação de televisitas.
A entrega dos equipamentos foi realizada na última semana pelos servidores do Departamento de Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça.