Troca de experiências para superar o luto

Embora a experiência da morte lance a pessoa para uma dimensão totalmente desconhecida, o sofrimento imposto pelo luto também se torna um convite para reorganizar, reconstruir, reavaliar e desenvolver recursos capazes de suportar os desafios da vida. A partir do próximo dia 27, iniciam as atividades do Grupo de Apoio ao Luto, em Bento Gonçalves. Os encontros serão comandados pela psicóloga Franciele Sassi, especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e Perdas, que coordena um grupo semelhante em Caxias do Sul, há cinco anos. “Eu pensei neste espaço de cuidado. Esses momentos de partilha são muito benéficos. A cada encontro, eu vejo as pessoas evoluírem, crescerem e aprenderem a lidar com essa dor para poder continuar a vida”, conta.

A fala compartilhada, que é o objetivo maior do grupo, em conjunto com suporte psicológico e também amparo e apoio dos demais membros, ajuda a organizar os pensamentos, traduzir os sentimentos e ampliar possibilidades de compreensão diante da perda. “O luto compõe um conjunto de sentimentos e emoções intensos diante do rompimento de uma relação de amor. Envolve amplas e dolorosas mudanças que precisam de atenção e cuidado”, explica Franciele.

A experiência foi pensada para acolher, compartilhar, escutar, compreender, fortalecer e reconstruir formas de viver perpetuadas pelo amor e pela saudade sentidos ao se perder um ente querido. Na rotina de seu consultório, Franciele ajuda a construir novas possibilidades de viver e a se readaptar diante das perdas. “Não trabalho com morte, mas com a vida das pessoas que ficaram”, descreve.

Serão 11 encontros neste ano, nos dias 27 de abril, 18 de maio, 8 e 29 de junho, 20 de julho, 10 e 31 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro, 16 de novembro e 7 de dezembro. As atividades serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, na filial de Bento Gonçalves da clínica Luspe (rua Senador Joaquim Salgado Filho, 203, sala 502, no bairro Cidade Alta).

A participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia, uma vez que as vagas são limitadas. Informações pelo telefone (54) 9934 1643, com Franciele.

Foto: Fabrício Krüger Lavandoski

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também