Turismo do RS será foco de ministério; Bento tem aumento na circulação

Na última semana, durante o feriado de Corpus Christi, a cidade recebeu turistas de diversas regiões, inclusive de outras partes do Brasil

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 05/06, nas cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao lado do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, anunciou medidas para apoiar o turismo no Estado. Uma delas trata do aumento no número de voos para o Rio Grande do Sul, por meio do uso da estrutura de bases aéreas de cidades da região. 

Entre as possibilidades debatidas está a ampliação do aeroporto de Caxias do Sul e a implantação de um aeroporto de porte médio nas cidades de Torres e Canela. “Estamos discutindo com alguns executivos da área aeroportuária de Brasília e temos várias possibilidades na mesa. Eu, o ministro Pimenta e toda a equipe de governo do presidente Lula [PT], estamos trabalhando para que todas essas possibilidades sejam concretizadas para a breve retomada dos voos”, destacou Sabino.

Em outra frente, o Ministério do Turismo afirma que dará visibilidade aos atrativos turísticos gaúchos em grandes festivais internacionais para promover o turismo na região. Na posição de homenageado na Feira Internacional de Turismo (FIT), que acontece em Buenos Aires, em setembro, o Brasil priorizará a divulgação de atrações do Estado. A Argentina é o principal emissor de turistas ao Brasil e o principal receptor estrangeiro de turistas no Rio Grande do Sul. O MTur também trabalha para que a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madri, na Espanha, no mês de janeiro, homenageie o turismo do RS.

Ainda durante o evento, Paulo Pimenta anunciou que o governo federal divulgará, nos próximos dias, uma campanha publicitária, em parceria com o MTur, reforçando para os brasileiros que a melhor forma de ajudar o RS é manter suas viagens e fazer turismo, incentivando a economia local.

Bento Gonçalves

A Capital do Vinho é um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul como um todo, e tem sofrido com as consequências da catástrofe climática. Na última semana, durante o feriado de Corpus Christi, a cidade recebeu turistas de diversas regiões, inclusive de outras partes do Brasil.

De acordo com informações do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), algumas pousadas do município registraram movimento superior a 70%. Os Caminhos de Pedra, na localidade de São Pedro, teve uma grande circulação de pessoas. O tempo seco também ajudou. 

A diretora-executiva do SEGH, Márcia Ferronato, comenta que o percentual é bom, mas segue abaixo do esperado para a época. “A indicação e segurança dos acessos e claro a presença do sol contribuíram para que o fluxo retornasse à cidade. Óbvio que não foi no percentual do passado, mas trouxe a alegria da retomada e a esperança de dias melhores”, disse.

A ação ‘Abrace Bento’, divulgada nas últimas semanas, busca estimular o consumo da comunidade local e de turistas, proporcionando vantagens como descontos e outros benefícios. Mais informações no site: www.bento.tur.br.

Você pode gostar também