UCS abre semestre letivo com ampliação das formas de ingresso na graduação
Reencontre, reconecte, recomece. Com essa proposta, a Universidade de Caxias do Sul formalizou no último dia 1º o início do primeiro semestre letivo de 2019 para os cursos de graduação presenciais – bacharelados, licenciaturas e tecnologias (UCSTec) – em todas as unidades universitárias. A data também marcou o retorno dos alunos às atividades do Programa UCS Sênior, dos cursos de pós-graduação (especializações e MBAs) e de extensão. As aulas da graduação a distância pelo programa EaD-UCS começaram em 25 de fevereiro. O programa UCS Línguas Estrangeiras retorna às aulas do semestre regular no dia 8 de março.
Estude na UCS
A novidade deste início de semestre é o lançamento do Processo Seletivo Contínuo para os cursos de graduação da universidade. A flexibilização dos processos permite o ingresso em diferentes períodos do ciclo letivo, facilitando o acesso ao Ensino Superior para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia, nas modalidades presencial e a distância (os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia mantêm o processo seletivo regular, mediante concurso vestibular com possibilidade de entrada semestral). O conceito ainda permite, de forma contínua, o processo de transferências e o ingresso extravestibular.
O Processo Seletivo Contínuo se dá mediante aproveitamento da nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (de 2013 a 2018) ou em vestibulares da UCS (de 2014 a 2019), permitindo o ingresso semanal; ou via realização de uma prova de redação, que possibilita o ingresso mensal.
Alinhada à identidade comunitária da UCS, a proposta amplia as possibilidades para que as pessoas efetivem suas formações na maior e melhor infraestrutura de Ensino Superior da região. Confira requisitos e edital na página ucs.br/estudenaucs, que também recebe inscrições.
Bolsas de Graduação Presencial e EaD
A partir deste semestre letivo, também passam a vigorar na UCS dois novos programas de bolsas para os cursos de graduação, nas modalidades presencial e EaD. Para o ensino presencial está prevista a concessão de 61 bolsas por ano, com desconto de até 100%, válido por dois semestres. Já na modalidade EaD serão concedidas 51 bolsas, também pelo período de um ano e com desconto de até 100%.