UCS apresenta novo mestrado, programa sênior e lançamento de livro

Carvi passa a contar com Mestrado em Engenharia de Produção

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, em dezembro do ano passado, para funcionar junto ao Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção. O processo seletivo para esse curso está aberto até o dia 24 de março e pode ser feito na secretaria do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, no Bloco CD da unidade universitária em Bento Gonçalves.
Essa pós-graduação tem como finalidade formar mestres capazes de aplicar o método científico na solução de problemas, desenvolvendo, prioritariamente nas organizações inseridas na região de abrangência da UCS, pesquisas científicas aplicadas que estabeleçam práticas transformadoras e solucionem problemas em sistemas de produção.
Com área de concentração em Gerência de Qualidade e Produção, o Mestrado tem a intenção de abordar as questões relacionadas aos sistemas de produção de bens e de serviços, quer em seu aspecto processual (gerenciamento do fluxo do sistema de produção), quer em seu nível decisório (estratégico, tático e operacional), ou ainda em temas relacionados ao valor agregado por esses sistemas (qualidade, eficiência e efetividade).

Crédito: Cláudia Velho

O Mestrado estrutura-se em duas linhas de pesquisa:
– Modelagem e Análise de Sistemas de Qualidade e Produção: enfoca a solução de problemas decisórios ou de gestão em nível tático-operacional, por meio de métodos quali-quantitativos, estáticos ou dinâmicos, uni ou multivariados, determinísticos ou probabilísticos;
– Estratégias de Sistemas de Qualidade e Produção: concentra interesses relacionados a decisões estratégico-táticas ou de longo prazo, nas quais a incerteza ou as características do escopo superam a capacidade de decisões puramente quantitativas, requerendo outros métodos de decisão e gestão de qualidade e produção.
Informações pelo site www.ucs.br, no link Mestrado e Doutorado.

Inscrições abertas para o Programa UCS Sênior
Com foco em valorizar a aprendizagem ao longo da vida, o Programa UCS Sênior oferece atividades para pessoas com mais de 50 anos de idade, que desejam aproveitar a maturidade para empreender novos projetos, fazer amigos, conviver, descobrir novas habilidades e prazeres, dedicar-se ao estudo de um tema interessante, conquistar espaço e autonomia para viver de forma plena e feliz.

No Campus Universitário da Região dos Vinhedos estão programadas, a partir de abril, duas atividades no Programa UCS Sênior: Espiritualidade no Cotidiano e Introdução à Informática.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março, no Bloco CD – Sala 330, da unidade universitária em Bento Gonçalves. Informações pelo telefone (54) 3449 5200, ramal 5018.

Obra traz as edições da gincana tecnológica do Carvi
Os detalhes de uma iniciativa de aplicação de gincana tecnológica no Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul, batizada de Gincarvi, em homenagem ao Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), onde é realizada, podem ser conhecidos agora na obra “Gincarvi – gincana tecnológica para o Ensino Superior”, lançada recentemente pela Editora CRV, de Curitiba (PR). 

O livro foi organizado pelos professores Alexandre Mesquita e Tania Morelatto e traz resumidas as sete primeiras edições anuais da gincana, trazendo tarefas, dados estatísticos sobre o público participante, e considerações de análise qualitativa que ajudaram a compor um corpo de experiências, com as quais se consolidou a ideia de gincana tecnológica como uma excelente estratégia no ensino para auxiliar na ocorrência da aprendizagem significativa nas áreas de ciências exatas e tecnologia. 

Segundo os organizadores, “a gincana tecnológica é uma atividade com grande potencial para facilitar a ocorrência da aprendizagem significativa no campo das ciências exatas, valendo-se do princípio da aprendizagem ativa, onde o aluno é o principal agente na busca do próprio conhecimento”.

O livro busca colocar uma decisão pontual de cada edição da gincana – no ano passado foi realizada a oitava – destacando aspectos positivos e negativos que ajudaram a construir um corpo de experiências para implementação e organização da gincana. Através de análise qualitativa, apoiada em alguns dados quantitativos, chega-se à conclusão de que houve sucesso na iniciativa, certificando a gincana tecnológica como uma potencial atividade para favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dentro da área de ciências exatas. 
“Gincarvi – gincana tecnológica para o Ensino Superior” pode ser adquirida na Livraria Laranja Lima, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos ou no site da editora (www.editoracrv.com.br).

Crédito: Paula Larentis