UCS apresenta Vestibular de Verão e novo curso de Tecnologia em Eletrotécnica

Tecnologia em Eletrotécnica Industrial é a nova oferta no Carvi
A vocação do Carvi com a área das engenharias, a infraestrutura que a unidade universitária tem para esses cursos e o atendimento às demandas dos setores produtivos da microrregião de Bento Gonçalves fazem com que a UCS oferte, no Vestibular de Verão 2017, um novo curso: o de tecnologia em Eletrotécnica Industrial.

Segundo o professor Cícero Zanoni, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia, “possibilitar a qualificação e universalização do conhecimento em áreas consideradas estratégicas para os setores produtivos tem sido uma meta da UCS. Desta forma, o curso de Eletrotécnica Industrial vem ao encontro desse objetivo com a expectativa de qualificar o corpo técnico industrial, através de um curso superior cujo enfoque é possibilitar que o futuro profissional possa atuar na manutenção industrial, controle de processos, desenvolvimento de soluções e eficiência energética nos diversos setores fabris”.

O curso apresenta um enfoque prático nos seis semestres de duração, nos quais o aluno poderá desenvolver os trabalhos de cada semestre aplicados em alguma área temática de sua vivência profissional. “O enfoque prático é um diferencial desse curso. Desde o primeiro semestre, o aluno terá contato com aplicações e desenvolvimentos práticos a fim de reforçar os conteúdos vistos em sala de aula, replicando os mesmos em laboratório”, explica Cícero.

A excelente infraestrutura em laboratórios na área das engenharias também é um ponto favorável para a oferta desse novo curso. “Os equipamentos e instrumentos eletroeletrônicos estão disponíveis aos acadêmicos para praticarem os conhecimentos teóricos. Com isso, o egresso do curso terá uma ampla formação técnica podendo atuar no ramo industrial nas áreas de manutenção, automação de processos, gestão de projetos, coordenação de desenvolvimento de produtos e serviços, robótica, implantação de programa de eficiência energética e de fontes renováveis de energia, entre outras”, conclui o professor.

Outras opções 
No Carvi, a UCS oferta outros 18 cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Internacional, Design, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Pedagogia (também a distância), Psicologia e Sistemas de Informação.

Para diretor do Centro de Ciências Sociais e da Educação, professor Fernando Ben, “uma opção que teve início neste ano – e que está tendo uma excelente repercussão – é o curso de Psicologia. Outra novidade é a oferta de três cursos de Tecnologia, na área de Gestão Comercial, de Gestão de Recursos Humanos e de Marketing. São de curta duração, nos quais o aluno no final de dois anos possuirá um diploma de Ensino Superior, possibilitando o prosseguimento dos estudos em uma especialização, mestrado ou doutorado. Em cada um existem certificações intermediárias, a partir das quais, no final de cada semestre, o aluno receberá um certificado, possibilitando a comprovação do andamento junto à empresa ou concorrendo a promoções internas”. Ele também explica que os cursos de tecnologia que integram o UCS.Tec são baseados em modernas técnicas de ensino, denominadas de “metodologias ativas”. “Para a condução das disciplinas, os professores foram capacitados a utilizarem diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, nas quais o aluno é parte fundamental da construção do processo de conhecimento. Além disso, o aluno pode optar por parcelar o curso em 24, 30 ou 42 parcelas mensais. Para consolidar as metodologias ativas, eles foram estruturados de maneira modular, com disciplinas presenciais de segunda a quinta-feira, além de uma disciplina na modalidade a distância (EAD), no sábado”.