UCS Bento vai ter Publicidade e Propaganda a partir de 2026

Publicidade e Propaganda inaugura o primeiro curso de comunicação social na UCS Bento

UCS Bento vai ter Publicidade e Propaganda a partir de 2026.
UCS Bento ganha curso de Publicidade e Propaganda em 2026. Foto: Bruno Zulian

Mais um passo de expansão do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) será dado em 2026: a UCS Bento abre o curso de Publicidade e Propaganda, marcando a estreia da área de comunicação social no campus. As aulas começam em março, com processo seletivo pelo edital de verão da UCS.

“A comunicação é estratégica para o desenvolvimento de qualquer organização. Com esse curso, atendemos às demandas da região, agregando novas habilidades e formando profissionais preparados para os desafios contemporâneos”, diz o sub-reitor da UCS Bento, professor Fabiano Larentis.

A primeira turma terá 30 alunos e seguirá o mesmo projeto pedagógico do campus-sede em Caxias do Sul, garantindo qualidade acadêmica, estrutura curricular e corpo docente qualificado. Pequenas adaptações serão feitas para adequar o curso à realidade local, com visitas práticas e integração a projetos, empresas, agências e instituições culturais. “A ideia é ampliar a vivência prática dos estudantes e fortalecer o vínculo com o mercado regional”, explica o coordenador do curso, professor Ronei Teodoro da Silva.

O curso terá oito semestres e mais de 40 disciplinas, ofertadas inicialmente no turno vespertino-noite. Teodoro ressalta que a graduação combina sólida base teórica com prática intensa, oferecendo laboratórios, projetos simulando desafios reais e integração com empresas locais, permitindo que os alunos desenvolvam portfólios consistentes e experiências concretas. “O corpo docente possui experiência acadêmica e de mercado, garantindo uma visão atualizada e aplicada da profissão”, observa.

Para a região, o curso representa oportunidade estratégica de formar profissionais qualificados sem necessidade de deslocamento. Com um setor produtivo dinâmico – do vinho e turismo à indústria e serviços – há demanda crescente por comunicação criativa e eficaz. “O curso prepara futuros profissionais para atuar de forma inovadora e conectada às demandas da Serra Gaúcha”, diz Teodoro.

Ele ainda destaca que o curso de PP promove conexão entre marcas e público, essencial em tempos de mídias digitais. “Hoje, qualquer pessoa ou empresa pode criar, divulgar e segmentar campanhas de forma direta, com baixo custo e alta mensuração. Dominar técnicas e estratégias da publicidade é fundamental para se destacar no mercado”, afirma.

O professor conclui que a função da PP vai além de vender produtos: “Trata-se de construir conexões significativas entre marcas, causas e pessoas, transformando ideias em narrativas que geram identificação e engajamento. Em um cenário saturado de informações, a publicidade atua como mediadora criativa, ajudando empresas e indivíduos a se posicionarem de forma ética, clara e estratégica”.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também