• Vinícola Garibaldi

UCS Bento vive expectativa para receber primeiros alunos do curso de Enfermagem

  • Vinícola Garibaldi

Graduação será aberta em 2023, assim que portaria for publicada pelo Ministério da Educação

A crença no ensino de qualidade, baseado em princípios que promovam a excelência acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico regional, é uma das marcas que acompanham a trajetória de mais de 50 anos da Universidade de Caxias do Sul (UCS). É com essa visão que a instituição investe, constantemente, na educação superior como forma de oportunizar à comunidade regional cursos que transformem a Serra em referência nas mais diversas áreas do conhecimento. Uma das mais novas graduações nesse sentido será agregada à UCS Bento. O campus local inaugura, a partir do próximo ano, o curso de Enfermagem – Bacharelado, que fará sua estreia já conceituado no nível mais elevado pelo Ministério da Educação (MEC): nota 5.

A nota máxima é fruto da conhecida atuação da UCS na busca pelo primor acadêmico. Os técnicos do MEC visitaram, no início de outubro, a estrutura do novo curso a fim de avaliar, como etapa obrigatória para a instalação de novas graduações, as condições apresentadas pela universidade. Um dos aspectos mais importantes analisados pelo ministério é a proposta pedagógica do curso. “Nosso curso é muito bom, é o mais antigo de Caxias, por exemplo, é de antes da universidade. Nós temos uma proposta pedagógica muito firme, muito consolidada”, diz a coordenadora do curso de Enfermagem da UCS, professora Isabel de Melo.

Os avaliadores também examinam outros importantes aspectos como estrutura física e corpo docente, além dos campos de prática onde ocorrem os estágios previstos da formação. A equipe avalia a proposta pedagógica, que é o item mais importante, a estrutura física e o corpo docente, além dos campos de prática onde ocorrem os estágios”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Isabel de Melo.

Agora, a universidade convive com a expectativa de dar início à mais nova graduação da instituição. Isso deve acontecer no alvorecer de 2023, mais precisamente quando o MEC publicar a portaria autorizando a abertura do curso. Os esforços para instalar o curso de Enfermagem em Bento Gonçalves começaram no ano passado e demandaram um investimento de cerca de R$ 1 milhão, principalmente no Laboratório de Habilidades. Nessa estrutura, que será mais um ambiente de trabalho dos futuros enfermeiros ao lado de laboratórios de outros cursos, como de Biologia e Fisioterapia, estarão acondicionados os bonecos com os quais eles realizarão o desenvolvimento de técnicas e habilidades. Para o sub-reitor da UCS Bento Gonçalves, Fabiano Larentis, o conceito 5 alcançado pelo curso demonstra a competência, a visão e o envolvimento de todos os responsáveis para alcançar tal patamar. “Queremos oferecer à comunidade uma formação que faça a diferença na vida das pessoas, não tenho dúvida que isso ocorrerá com a Enfermagem, pelo seu enfoque diferenciado, prático e interdisciplinar”, diz Larentis.