UCS contribui para formar Cuidadores de idosos

Contribuir para a formação de cuidadores de idosos, profissionais e interessados no atendimento de pessoas idosas, visando um serviço interdisciplinar mediante subsídios teóricos e com ênfase no cuidado humano. Esse é o objetivo do curso de formação “Cuidadores de idosos” que a Universidade de Caxias do Sul – UCS –, por meio da Pró-Reitoria Acadêmica e Universidade da Terceira Idade, oferece à comunidade.

Segundo o professor Delcio Antônio Agliardi, coordenador da Universidade da Terceira Idade, “diferentes pesquisas apontam que há uma preocupação mundial dirigida à população idosa, fazendo-se necessário conhecer melhor a natureza e as concepções sobre envelhecimento. Entende-se que esse conhecimento é uma condição necessária para qualificar as intervenções junto a essa população, no sentido de realizar ações de atenção, cuidado e promoção social dos idosos, de modo abrangente e contextualizado.”

O curso “Cuidadores de idosos” é destinado a pessoas com mais de 18 anos e que tenham Ensino Fundamental completo. No seu programa consta: Longevidade, sociedade e competências do cuidador; Legislação e políticas públicas à pessoa idosa; Aspectos geriátricos, psicológicos e fisioterápicos e o cuidado humano; Neurociências e o envelhecimento humano; Nutrição de pessoas idosas; Espiritualidade e o cuidado humano; Atendimento domiciliar: conhecimentos básicos de primeiros socorros; Saúde bucal e envelhecimento; Luto: como enfrentar?; Tecnologias de informação e de comunicação e o envelhecimento humano.

O curso será ministrado de 2 de outubro a 8 de dezembro, com encontros nas segundas e quintas-feiras (das 19h às 22h) e aos sábados (das 9h às 12h), no Bloco M (Sala 205), Cidade Universitária.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.ucs.br, no link Extensão/Ciências da Saúde, até 29 de setembro. Informações na Galeria Universitária, na Central de Atendimento ou pelos telefones (54) 3218 2355 / 3218 2705.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.