UCS destina 12 novas vagas para o curso de Medicina a aprovados no Vestibular de Verão 2026
UCS convoca mais 12 candidatos classificados no Vestibular de Verão 2026 após ampliação de vagas autorizada pelo MEC

Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) ampliou o número de vagas do curso de Medicina e convocará mais 12 candidatos classificados no Vestibular de Verão 2026, além das vagas já previstas inicialmente. Com isso, os novos estudantes ingressarão no bacharelado ainda no primeiro semestre deste ano.
O vestibular foi realizado em novembro de 2025, e o processo de convocação seguirá rigorosamente a ordem de classificação, conforme aditamento ao edital. A UCS divulgará a lista dos convocados em 5 de janeiro, enquanto as matrículas ocorrerão entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2026.
A ampliação resulta da Portaria nº 903, de 12 de dezembro, publicada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC. O documento autoriza o acréscimo de 24 vagas às 100 ofertadas anualmente pela UCS para o curso de Medicina. Desse total, 12 vagas são destinadas a este chamamento adicional, enquanto as outras 12 integrarão a oferta do Vestibular de Inverno 2026.
Para atender ao aumento no número de estudantes, a Universidade realiza adequações na infraestrutura do curso, com investimentos em ambientes de ensino, tecnologia e práticas formativas.
“Ficamos felizes por ampliar o acesso a um curso de excelência, em consonância com o papel da UCS de contribuir para o desenvolvimento regional por meio do conhecimento. Os novos alunos serão muito bem-vindos para desenvolver seus projetos de vida em nossa Universidade, integrando um curso reconhecido pela formação técnica, científica, ética e humana”, destaca o reitor Gelson Leonardo Rech.
Curso nota máxima no MEC
Em agosto de 2025, o curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul recebeu nota 5 do MEC, conceito máximo atribuído às instituições de Ensino Superior no Brasil. Com 57 anos de tradição, o curso alia história e inovação por meio de iniciativas recentes.
Entre os destaques estão a criação do Centro de Saúde Digital, com serviços de telemedicina, melhorias em infraestrutura e investimentos em tecnologia. A revitalização do Bloco H incorporou simuladores e equipamentos com Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, ampliando a formação prática dos estudantes.
Além disso, o curso fortalece o ensino por meio das atividades desenvolvidas no Hospital Geral (HG) e no Centro Clínico (Ceclin).
A graduação também possui o selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), certificação que reconhece oficialmente a qualidade da formação. No Rio Grande do Sul, apenas três instituições, entre as 21 escolas de Medicina existentes no Estado, contam com essa acreditação concedida pelo Conselho Federal de Medicina.