UCS e Biblioteca Pública de Bento renovam parceria para criação da identidade visual da Feira do Livro

A Universidade de Caxias do Sul e a Biblioteca Pública Castro Alves, de Bento Gonçalves, estabeleceram nova parceria para a criação, pelo curso de graduação em Design, da identidade visual da 36ª Feira do Livro. Será o quinto ano de contribuição entre as instituições, no estímulo ao aprendizado conectado à valorização da cultura.

A professora Aline Fagundes, que coordena a atuação do Design Center na Universidade, destaca a relevância da iniciativa e os benefícios mútuos, pelo viés comunitário da Instituição e como uma forma de retribuição ao evento que valoriza a literatura. “Também é oportunidade de ressaltar à comunidade a importância do Design, do planejamento visual, de um projeto de identidade visual que tenha aprofundamento e pesquisa de mercado”, pontua, lembrando ainda do aprendizado oportunizado.

Até hoje, 25 acadêmicos já trabalharam no desenvolvimento de materiais para o evento. “Todos destacam o diferencial de atuar em um projeto real, voltado para pessoas, experiência que é aplicada e divulgada, com as criações exibidas pela cidade. É feito com carinho, desperta orgulho e é um passo importante para construção do portfólio e da carreira dos estudantes”, completa a professora.


Identidade visual de 2020, 35° edição. Tema: 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. Slogan: Uma feira feita de histórias. Imagem: Divulgação
 

A renovação da parceria foi efetivada no dia 7 de abril, em reunião virtual entre a secretaria de Cultura, a Fundação Casa das Artes e a UCS. Para o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, a relação é motivo de alegria. “A cultura é muito próxima das instituições de ensino, em especial da Universidade de Caxias do Sul, com quem mantemos esses laços há bastante tempo. A oportunidade que temos de tornar a Feira do Livro um case, um cliente, para os alunos de Design, que podem executar na prática o que aprendem, é muito gratificante”, afirma, ciente de toda a pesquisa e dedicação dos estudantes ao projeto, na busca por entregar o melhor para a comunidade.

A diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Gautério Porto, frisa a característica de um intercâmbio cultural da colaboração, pois, além de criar a arte do logotipo, os alunos fazem pesquisas sobre o tema, que contribui com sua formação acadêmica, cultural e humana.