• Vinícola Garibaldi

UCS e Concordia University of Edmonton, do Canadá, formalizam relação de cooperação

  • Vinícola Garibaldi

Memorando de entendimento e acordo para intercâmbio internacional de estudantes já haviam tido assinatura simbólica durante seminário realizado em parceria com consulado canadense

A Universidade de Caxias do Sul e a canadense Concordia University of Edmonton formalizaram relação de cooperação a partir da assinatura de um memorando de entendimento e de um acordo para intercâmbio internacional de estudantes de forma contínua.

O marco, em vigor a partir do final de novembro, prevê a cooperação em programas de ambas as instituições, por meio de atividades como mobilidade de estudantes de graduação, do corpo docente e/ou do pessoal, pesquisa e publicações conjuntas, participação em seminários e reuniões acadêmicas, intercâmbio de material acadêmico e outras informações, além de programas acadêmicos especiais de curta duração.

A assinatura simbólica da parceria já havia ocorrido durante o evento Inteligência Artificial aplicada à Indústria 4.0, seminário realizado no final de outubro em parceria com a Concordia University of Edmonton e o consulado canadense. O momento contou com o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, e os reitores da Universidade Concordia de Edmonton, Tim Loreman e Manfred Zeuch.

Concordia University of Edmonton
Localizada em Edmonton, na província de Alberta, Canadá, a instituição completou cem anos de existência em 2021. Atualmente, oferece mais de 45 cursos de graduação e eletivos nas áreas de Artes, Ciências e Gestão, juntamente com programas de pós-graduação (em Educação e Saúde Ambiental), mestrados, doutorado e um conjunto de outras certificações. Anualmente, recebe cerca de 3 mil estudantes de todo o Canadá e de mais de 40 países ao redor do mundo.

Acordos com Instituições Canadenses
Além da Concordia University of Edmonton, a UCS já conta com acordos com outras cinco instituições de Ensino Superior canadenses: University of Regina, University of Saskatchewan, Université Sherbrooke, Fairleigh Dickinson University e ÉTS École de Technologie Supérieure – e avança em tratativas com futura nova parceira.