UCS está no top 10 das comunitárias e privadas

O Ranking Universitário Folha (RUF) considera a Universidade de Caxias do Sul (UCS) a 2ª universidade melhor avaliada no critério “Inovação” em relação ao conjunto das 84 universidades privadas e comunitárias analisadas pela pesquisa no país. Na avaliação de “Pesquisa”, a UCS ficou entre as nove melhores instituições privadas do país e entre as três mais bem conceituadas no Estado. Realizado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo, o ranking avaliou 192 instituições do país, sendo 84 comunitárias e/ou privadas. No Rio Grande do Sul, foram analisadas 19 universidades.

Na classificação geral entre as 192 universidades, a UCS obteve a 44ª posição e a 6ª entre as instituições gaúchas. Quando comparada com as instituições privadas e comunitárias, a UCS obtém a 7ª colocação no país e a 3ª melhor no estado do Rio Grande do Sul.

No âmbito da “Internacionalização”, a UCS aparece na 39ª colocação. Entre as privadas e comunitárias do país, ela está na 11º posição e é a 2ª do RS.

Conforme o professor Marcos Eduardo Casa, do setor de Avaliação Institucional da UCS, o ranking tem mostrado que a instituição e seus cursos apresentam bons índices de qualidade. Mesmo não sendo um mecanismo oficial – o órgão responsável é o Ministério da Educação (MEC) – a pesquisa ajuda na autoavaliação institucional. “Cada avaliação apresenta critérios específicos. Quando olhamos para esse ranking, temos que olhar para os indicadores que o constituem. Isso ajuda na hora de analisarmos o que temos de bom e também aquilo que precisamos melhorar”, assegura.

Para a construção do ranking, os dados que compõem os indicadores de avaliação são coletados em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, do Ministério da Educação e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. Ao todo, são avaliados 16 indicadores, que levam em conta desde a proporção de professores com mestrado e doutorado até pesquisas realizadas com profissionais de relevância no mercado.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.