UCS implanta processo seletivo contínuo para cursos de graduação

Poder ingressar em um curso superior, presencial ou a distância, a qualquer tempo, sem precisar esperar os inícios de semestre. É isso que a Universidade de Caxias do Sul disponibiliza desde o dia 1º de março, com a implantação de um sistema de processo seletivo contínuo para 77 cursos de graduação presenciais.

A exemplo do que acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD) e no programa UCSTec (cursos tecnológicos de curta duração) desde o ano passado, a partir do primeiro semestre de 2019 o ingresso nos cursos de bacharelado e de licenciatura poderá ocorrer a qualquer momento ao longo do período letivo.

Sistema

A seleção é feita a partir da nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (de 2013 a 2018) ou de um dos vestibulares da UCS (entre 2014 a 2019), para a entrada semanal; e ainda pela realização de uma prova de redação (que ocorre duas vezes em março e uma vez nos outros meses).

A UCS oferece, atualmente, 80 cursos de graduação com 160 opções de ingresso, nas modalidades presencial e a distância. Reestruturados desde 2018, os currículos se utilizam de metodologias ativas de aprendizagem, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação, e garantindo muito mais autonomia ao estudante para o direcionamento do seu percurso formativo.

Vestibular regular

O concurso vestibular regular, com questões de múltipla escolha e redação, será mantido para os cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária, ocorrendo duas vezes por ano, para ingressos a cada começo de semestre.

Além do processo seletivo contínuo, a UCS está lançando um programa para interessados em uma segunda graduação (em bacharelado ou licenciatura). Essas e outras formas de ingresso na UCS, como transferências de outras instituições e retomada de estudos com aproveitamento de disciplinas já cursadas podem ser conferidas no link https://www.ucs.br/site/estudenaucs/.

 


Pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela (Foto: Divulgação/UCS)

 

A pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela, destaca três grandes motivações e vantagens da adoção do novo modelo: 1) a identidade da UCS como Instituição de Ensino Superior (IES) comunitária; 2) a adequação a cenários e fenômenos sociais da atualidade; e 3) a contribuição ao crescimento da Educação Superior do país. “Como instituição comunitária, criamos condições para que a população, em seus diferentes perfis, tenha diferentes possibilidades de acesso à formação profissional, contribuindo também para a elevação da taxa de população com Educação Superior no país”, pontua.

“O mundo mudou, a sociedade mudou, e isso exige que as instituições se transformem junto, alinhando-se às novas necessidades das pessoas e das organizações. Se alguém não conseguiu ingressar em um curso no início do semestre, mas teve condições em um momento seguinte, devemos oferecer abertura para isso. Se uma pessoa não pode fazer um bacharelado mais longo, temos opções de curta duração. Se o estudante não pode estar em uma aula presencial, ampliamos a disponibilidade da Educação a Distância. São todas situações que devem ser consideradas em um contexto de sociedade influenciado pelas novas tecnologias”, ilustra a pró-reitora.

Atenção ao mercado

Além das diferentes realidades pessoais, as demandas do mercado foram levadas em conta na nova planificação da Universidade. “Por sua atuação no desenvolvimento regional, a UCS tem compromisso com as demandas sociais e econômicas de sua área de abrangência. Para uma empresa que necessita de qualificação de seu quadro de pessoal, é importante, diante dos cenários de competitividade, que a formação dos colaboradores ocorra de forma célere e dinâmica”, descreve Nilda. Por essa mesma razão os cursos UCSTec, por exemplo, validam competências profissionais (como experiência ou outros cursos na área) como cumprimento de parte do currículo.

Academia como ‘experiência’

Com relação a um dos principais efeitos do processo seletivo contínuo, que é a possibilidade de ingresso do estudante com os cursos em andamento, a pró-reitora ressalta que a adaptação adequada do novo acadêmico à trajetória do curso é assegurada pelo modelo curricular da Pedagogia da Inovação, adotado pela UCS há um ano. Desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, da Finlândia, do qual a UCS é certificadora no Sul do Brasil –, a abordagem se utiliza de currículos flexíveis, interdisciplinares, com o aprendizado baseado em projetos e na solução de problemas reais da atualidade.

“Na UCS o projeto de formação profissional se conecta com projeto de vida da pessoa. Por isso, a flexibilização curricular contribui para a autonomia do estudante na condução de seu percurso acadêmico, de modo que ele seja o protagonista de sua formação integral, profissional e humana”, enfatiza Nilda. “Soma-se a isso a agregação de vivências científicas, culturais, de relação comunitária, de convivência acadêmica, que transformam a formação universitária em uma experiência de formação para a vida”, complementa.

 


 

Em contato com a Central de Atendimento UCS ((54) 3218-2145 ou atendimento@ucs.br) o interessado pode solicitar uma análise curricular e verificar a opção de ingresso mais adequada. Detalhes, requisitos e documentação para cada forma de ingresso podem ser conferidos no ambiente virtual Estude na UCS (www.ucs.br/site/estudenaucs/).