UCS inaugura Laboratório de Baterias e Armazenamento de Energia
Laboratório de Baterias e Armazenamento de Energia da UCS vai impulsionar pesquisas e o desenvolvimento de produtos sustentáveis neste segmento

Caxias do Sul (RS) – A Universidade de Caxias do Sul inaugurou, em 3 de dezembro, o Laboratório de Baterias e Armazenamento de Energia (LABAT/UCS), um espaço voltado à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na área de armazenamento de energia. A iniciativa nasce de projetos da UCS aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Assim, o LABAT assume a missão de promover pesquisas de alto impacto sobre baterias e dispositivos de armazenamento de energia, além de formar profissionais qualificados e estimular o avanço científico e tecnológico sustentável.
Localizado nas salas G100b e G103b do Bloco G, no Campus-Sede, o laboratório também vai desenvolver baterias e supercapacitores a partir de resíduos agroindustriais. Além disso, integrará materiais estratégicos, como nióbio e grafeno, para elevar o desempenho, a estabilidade e a vida útil dos dispositivos.
Segundo o coordenador do laboratório, professor Ademir José Zattera, “o LABAT/UCS foi criado a partir da demanda por novos materiais e métodos que aumentem o desempenho das baterias, tornando os dispositivos de armazenamento de energia mais leves, seguros e com maior capacidade”. Zattera acrescenta que, com esses avanços, o laboratório pretende desenvolver soluções de armazenamento provenientes de fontes renováveis, contribuindo para um aumento estimado de até 20% no suprimento de energia disponível no Brasil.
O LABAT vai fortalecer estudos e projetos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PGEPROTEC), além de apoiar estudantes dos diversos cursos da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias.