UCS mantém posição entre as melhores universidades do mundo
Universidade marca presença pela quinta vez consecutiva no ranking da Times Higher Education, avaliação do Ensino Superior prestigiada mundialmente
A Universidade de Caxias do Sul segue entre as melhores universidades do mundo no World University Rankings 2024 da Times Higher Education, instituição prestigiada mundialmente como fonte de dados, insights e conhecimentos sobre o cenário do Ensino Superior. O ranking de avaliação em escala global teve sua 20ª edição divulgada na quarta-feira, 27 de setembro, incluindo 1.904 instituições de 108 países e regiões.
Entre apenas 56 instituições brasileiras ranqueadas, a UCS ocupa a 28ª posição da lista. Considerando as instituições do Rio Grande do Sul, é listada na posição cinco e destaca-se como uma das três universidades privadas comunitárias do Estado presentes no levantamento. No contexto das privadas comunitárias brasileiras, também figura na quinta posição. As classificações são compartilhadas com outras universidades que se encontram no mesmo patamar.
A metodologia – atualizada neste ano – ampliou de 13 para 18 o número de indicadores de desempenho, que seguem agrupados em cinco áreas que refletem as principais missões das instituições: qualidade de ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, internacionalização e indústria.
Na edição 2024 do ranking, a UCS registrou evolução nos quatro primeiros parâmetros, enquanto o segmento que avalia o relacionamento com as empresas segue como o maior resultado. Influenciado por iniciativas como a captação de recursos com a iniciativa privada para financiamento de projetos e pesquisas, o indicador retrata o impacto da UCS no âmbito da inovação.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, celebra a presença no ranking que posiciona a Instituição entre as melhores do mundo.
“Esse resultado conversa diretamente com a nossa visão institucional, trilhada com excelência diante de uma missão que considera o conhecimento como motriz do desenvolvimento sustentável. Os pilares pesquisa, inovação, ensino e extensão fundamentam os movimentos da Universidade, diretamente conectados com as demandas sociais”.