UCS ocupa boas posições no Ranking da Folha

O Jornal Folha de São Paulo divulgou, recentemente, o ranking das melhores universidades do país. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi considerada a 7ª universidade particular do país e a 3ª no Rio Grande do Sul. Na classificação geral, entre as universidades públicas e particulares do Brasil, a UCS aparece na 40ª posição. Quatro aspectos foram analisados para se chegar ao resultado final do ranking:


Pesquisa, ensino, avaliação do mercado de trabalho e inovação:

Os resultados alcançados pela UCS no que se refere à “Qualidade da Pesquisa” e à “Inovação na Universidade” contribuíram para a sua classificação no ranking nacional. No que diz respeito à pesquisa científica, o ranking baseia-se em nove indicadores, como a proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo.

No item “Qualidade da Pesquisa”, na classificação nacional (instituições públicas e particulares), a UCS está em 52º lugar e, no RS, ocupa a 6ª colocação. Entre as particulares, ela está em 6º lugar, no ranking nacional, e em 2º no RS;

Em “Inovação nas Universidades”, a UCS é a 19ª no ranking nacional, entre as públicas e particulares, e a 2ª entre as particulares. No RS, é a 3ª, entre públicas e particulares, e a 2ª entre as particulares;

Considerando a “Avaliação do Mercado de Trabalho”, a UCS é a 43ª no ranking nacional e a 5ª no RS. Entre instituições particulares, é a 18ª no Brasil e a 4ª no Estado.

Durante oito meses, a Folha apurou dados de publicações acadêmicas e, com o Datafolha, ouviu cientistas e profissionais de recursos humanos para compor o ranking, no qual estão representadas 191 universidades que operam com pesquisa, ensino e extensão.


Carvi promove workshop sobre mercado de petróleo

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) promoverá, no dia 10 de outubro, o workshop “Oportunidades de Negócios da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Óleo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul”. O evento objetiva possibilitar aos empresários da região o conhecimento sobre as oportunidades do mercado de petróleo, gás e óleo, através de palestras com representantes das seguintes instituições: Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Fiergs, Petrobras, Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Redepetro, Sebrae e UCS. As palestras, gratuitas, iniciam às 16h30, no Auditório do Bloco B.

Informações na Educação Continuada da unidade universitária de Bento Gonçalves, pelo telefone (54) 3449.5209 ou pelo site www.ucs.br, no link Eventos.


Congresso Mercosul de Biomassa e Bioenergia em outubro

Com o objetivo de difundir o potencial energético de resíduos de biomassa, a Universidade de Caxias do Sul e o Sindimadeira – RS promovem, nos dias 24 e 25 de outubro, em Caxias do Sul, o Congresso Mercosul de Biomassa e Bioenergia. O evento visa discutir o aproveitamento racional dos resíduos industriais, agrícolas, florestais, resíduos urbanos, de saúde, entre outros, colocando frente a frente técnicos e especialistas que utilizam esta tecnologia com sucesso.

No Brasil, mais de 40% do lixo produzido pelas cidades não possuem destino correto e são encaminhados a lixões a céu aberto. São 74 mil toneladas por dia depositadas em locais inadequados e com potencial de grandes danos ao meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pelo governo federal, estabelece que, até 2014, todos os municípios terão que seguir alguns procedimentos e ações para o destino adequado ao lixo urbano e a meta do Plano Nacional no Rio Grande do Sul é extinguir todos os lixões.

Por ser um tema prioritário no conjunto da economia nacional, o Congresso é destinado a interessados de vários segmentos da indústria, comércio, agricultura e órgãos públicos, que poderão ser beneficiados com o incentivo e a oferta de tecnologias adequadas para a geração de energia a partir de recursos de Bioenergia.

Informações sobre o evento encontram-se no site www.biomassaeenergia.com.br.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também