• Debianchi
  • Posto Ravanello
  • Naturepet Pharma
  • Tacchini
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi

UCS oferece 97 vagas gratuitas para licenciatura

  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma
  • Tacchini

O programa do governo estadual Professor do Amanhã concede bolsa de estudos aos alunos selecionados no valor de R$ 800 mensais

Foto: Divulgação/UCS

A Universidade de Caxias do Sul foi habilitada para o Professor do Amanhã, programa do governo do Estado que objetiva formar novos docentes para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Rio Grande do Sul. A UCS teve suas propostas contempladas em todos os cursos de licenciatura dispostos no edital, o que resulta em 97 vagas divididas em: HistóriaLetras – Português e Matemática, a serem oferecidos em Caxias do Sul; Ciências Biológicas, em Caxias do Sul e Bento Gonçalves; e Geografia, no Campus de Bento. As aulas começam já no mês de março.

O Professor do Amanhã adquire vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) e concede bolsa de estudos aos alunos selecionados no valor de R$ 800 mensais. Ao final da graduação, o licenciado terá a garantia de contratação pelo Governo do Estado pelo tempo mínimo de 1.920 horas para atuar na Rede Pública Estadual. Podem fazer parte deste programa pessoas que concluíram o Ensino Médio e não possuem Ensino Superior completo, e professores efetivos da Rede Pública Estadual com pelo menos três anos de exercício da profissão e sem diploma de graduação.

A adesão ao Professor do Amanhã reafirma o compromisso da universidade comunitária com o desenvolvimento econômico e social do espaço em que atua. “A formação de professores é parte da expressão maior de nossa missão institucional. As bolsas do Professor do Amanhã são, portanto, a oportunidade para que as pessoas que se sentem motivadas para a formação em licenciatura nas áreas de Letras, Matemática, Ciências Biológicas, História e Geografia agora possam acessar a Universidade gratuitamente”, comenta a pró-reitora de Graduação da UCS, professora Terciane Ângela Luchese. Para ela, é necessário desmistificar a profissão docente.

“É um espaço profissional desafiador, mas que reúne muitas belezas. A docência é a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento humano pela aprendizagem, de proliferar a ciência, de esclarecer e formar saberes, mas também de contribuir com a construção de sociedades mais justas e equitativas. No trabalho cotidiano da sala de aula, o professor tem a possibilidade de conviver e contribuir para o crescimento de cada ser humano que com ele convive”, destaca. Ela lembra que a UCS oferece licenciaturas para a formação de professores antes ainda de constituir-se em Universidade. “História, Letras, Pedagogia e Filosofia, para citar alguns exemplos, são licenciaturas que desde o início dos anos 1960 existem e permanecem em nossa IES”.

Processo seletivo

O processo seletivo ocorre por meio do vestibular (redação on-line), ou pelo aproveitamento da nota do ENEM (desde que os candidatos tenham alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não tenham zerado a redação).

Saiba mais

Nesta página, pelos telefones (54) 3218-2385 e 3218-2814, pelo WhatsApp (54) 99658-3383 ou pelo e-mail professordoamanha@ucs.br.

Fonte: Universidade de Caxias do Sul