UCS promove Jornada de Saúde Mental na Escola no dia 9 de outubro

Jornada de Saúde Mental da UCS é um evento gratuito que aborda temas que impactam o aprendizado de crianças e adolescentes, como o uso excessivo de telas

UCS promove Jornada de Saúde Mental na Escola.
6ª Jornada de Saúde Mental na Escola acontece no UCS Teatro em 9 de outubro. Imagem: Freepik

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove, no dia 9 de outubro, a 6ª Jornada de Saúde Mental na Escola, um espaço de reflexão sobre temas que influenciam o aprendizado e o bem-estar de crianças e adolescentes. O encontro, gratuito, acontecerá no UCS Teatro, das 8h30min às 17h30min, e busca apoiar os educadores na construção de práticas pedagógicas voltadas ao cuidado integral.

Durante o evento, especialistas discutirão o uso excessivo de telas, as novas tecnologias, o cansaço mental e a medicalização da educação. A programação também abordará a motivação e a qualidade de vida em tempos de mudanças. As palestras serão conduzidas por profissionais das áreas de educação, neurociência, pedagogia, psicologia, neurologia, psiquiatria e tecnologia.

Confira a programação completa e realize sua inscrição neste link: VI Jornada de Saúde Mental na Escola.

De acordo com a promotora de Justiça Regional de Caxias do Sul, Simone Martini, os temas que afetam a saúde mental nas escolas têm sido pauta constante da Rede de Apoio à Escola (RAE), coletivo que reúne diferentes setores da comunidade. “Para esta edição da Jornada, escolhemos o impacto do uso excessivo de telas em crianças e adolescentes como eixo central de debate. Nosso objetivo é refletir sobre o papel da escola como agente de proteção, estimulando a comunidade escolar a discutir temas sensíveis e atuais. Queremos levar aos alunos e seus responsáveis informações sobre letramento digital, prevenção de riscos e violência virtual, além de promover a preservação da saúde mental diante do excesso de informações que enfrentamos”, explica.

O evento é promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (PREDUC Caxias, PREDUC Santa Maria e Setor de Psicologia da Promotoria de Justiça de Caxias do Sul), pela Rede de Apoio à Escola de Caxias do Sul e pela Universidade de Caxias do Sul, por meio da Área do Conhecimento de Humanidades. Também apoiam a iniciativa a UNIFTEC, o Sindicato do Ensino Privado, o Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Núcleo Restaurativo de Caxias do Sul, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, o Conselho Municipal de Educação, os Conselhos Tutelares e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Segurança e Proteção Social, além da Fundação de Assistência Social (FAS).

UCS Teatro em Caxias do Sul

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS