UCS promove palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a importância do controle do câncer de mama, terá engajamento da Universidade de Caxias do Sul (UCS), através de programação virtual realizada junto à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, a partir do programa PET-Saúde/Interprofissionalidade. Nos dias 27 e 28 de outubro, das 19h às 20h30, a comunidade está convidada a acompanhar a transmissão Outubro Rosa: Discutindo Temas Essenciais, em sala virtual na plataforma Google Hangouts Meet.

No dia 27, terça-feira, a programação aborda prevenção, tratamento e reabilitação no pós-operatório, com a participação do professor do curso de Medicina da UCS Dino Lorenzi, da docente do curso de Fisioterapia Eléia de Macedo e do mastologista convidado Flávio Ribas.

Já no dia 28 de outubro, serão contempladas possibilidades de cuidados, a importância da alimentação, os direitos sociais e imagem corporal e sexualidade, com as docentes Naura Rech, do Direito, Rossane Frizzo de Godoy, da Psicologia, e Patrícia De Gasperi, da Enfermagem, além da convidada Gisela Quissini Leoncio, nutricionista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral de Caxias do Sul.


 

A mediação será da professora do curso de Enfermagem Daiane Vergani, que coordena a atividade. “As rodas de conversa contarão com docentes e profissionais conceituados, com muito conhecimento a compartilhar. Será muito produtivo levarmos as informações sobre temas como direitos, tratamentos e reabilitação à comunidade”, considera. Ao final dos encontros, haverá a interação com o público para o esclarecimento de dúvidas.

As inscrições são gratuitas através deste link, com vagas limitadas à capacidade da sala virtual: 250 participantes.

A live integra as iniciativas realizadas a partir do PET-Saúde/Interprofissionalidade – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, do Ministério da Saúde, que visa promover a educação interprofissional e a integração entre academia e a rede de serviços de saúde, com propostas em parceria entre a UCS e a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul.