UCS sedia 1ª Feira Brasileira do Grafeno neste mês de julho
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) será sede da 1ª Feira Brasileira do Grafeno neste mês de julho. O evento será realizado de 09/07 a 16/07, a partir de uma iniciativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), UCSGRAPHENE, ZEXTECNANO e MCTI. A visitação para o público ocorre de 12 a 16 de julho, das 14h às 20h, no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no campus sede. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
O grafeno é considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, material mais fino que existe, entre outras propriedades.
A UCSGRAPHENE, maior planta de produção de grafeno da América Latina, em operação desde abril de 2020, atua na prestação de serviços tecnológicos inovadores voltados a produção, caracterização e aplicação de grafeno e/ou seus derivados, possui a expertise da Universidade de Caxias do Sul em mais de 17 anos de pesquisa avançada em nanomateriais.
A ZEXTECNANO, uma divisão da Zextec, empresa especializada em melhorias de processos industriais, em operação desde 2010 em Caxias do Sul, atua em ações de produção e comercialização de grafeno, e na intermediação de projetos de desenvolvimento de produtos.
Conforme a universidade, a parceria entre a UCSGRAPHENE e a ZEXTECNANO visa promover e potencializar a aplicação do grafeno e/ou seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento da matriz econômica nacional.