UCS sedia simpósio sobre HIV
A UCS, por meio do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS em parceria com a Johns Hopkins University (Estados Unidos), promove o simpósio “A saúde da mulher e o HIV”, nesta sexta-feira, dia 23, no Auditório do Bloco J, na Cidade Universitária, em Caxias.
O estudo da saúde mental e dos problemas psicossociais associados à infecção por HIV em gestantes e mães serão apresentados durante o evento. Este levantamento foi obtido por pesquisadores durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Depressão Perinatal”, da Johns Hookins University, realizado pelo Laboratório da UCS. O simpósio também é uma oportunidade para discutir, de forma interdisciplinar, aspectos que são relevantes ao atendimento da mulher portadora do vírus, com foco na gestação e na maternidade. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS da UCS, professora Rosa Dea Sperhacke, “o Simpósio tem o objetivo de contribuir para a formulação de estratégias de prevenção, atendimento e melhora na qualidade de vida de mulheres HIV positivas e, consequentemente, de suas famílias”.
O evento inicia às 10h com palestra da professora Judith Bass, da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University, que apresenta o “Projeto Depressão”. Logo após, às 11h, será realizada a mesa-redonda “Gravidez e o HIV”. Na parte da tarde, as atividades iniciam às 13h30, com a mesa-redonda “Mães e HIV”, e em seguida, às 14h30, Régis Kreichtmann, médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, aborda o tema “Mulheres Vivendo com HIV no Brasil”. Ainda na parte da tarde, às 16h, a técnica do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Denis Ribeiro, palestra sobre o tema “Políticas da Saúde da Mulher e Rede Cegonha”.
Durante o simpósio ainda será lançado o livro “Vivências de gestantes e mães com HIV”, publicado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs), às 17h. O evento é direcionado a profissionais da área da saúde que atuam na prevenção e tratamento de mulheres HIV positivo e a acadêmicos de cursos das áreas da saúde e humanas.
O Laboratório de Pesquisas em HIV/AIDS
Inaugurado em 2002, o Laboratório de Pesquisas em HIV/AIDS (LPHA) estuda a epidemia do HIV/AIDS de forma interdisciplinar, no qual são desenvolvidas atividades de pesquisa nas áreas laboratorial, epidemiológica e comportamental. O LPHA já conduziu mais de 10 projetos de pesquisa patrocinados por órgãos nacionais e internacionais, realizados em parceria com diversos centros de referência.
Além do projeto que estuda a depressão perinatal, o laboratório realiza estudos relacionados à infecção aguda e recente pelo HIV, novos esquemas terapêuticos, prevalência do HIV e sífilis em parturientes, e executa o acompanhamento de mulheres e crianças infectadas ou expostas ao vírus.
Recentemente, o LPHA foi certificado pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios. A norma assegura a qualidade e competência na realização de ensaios para o diagnóstico e monitoramento da infecção pelo HIV e patologias associadas.
Mais informações do Laboratório de Pesquisas em HIV/AIDS da UCS estão no site www.ucs.br/lpha.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa