UCS tem tecnologia, bacharelados e licenciaturas

O Vestibular de Verão 2015 oferece cursos de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nas nove áreas do conhecimento: Artes; Arquitetura e Design; Ciências Exatas e da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação Social; Engenharias e Tecnologias; Hospitalidade; Informática; e Saúde. As inscrições poderão ser realizadas até 18 de novembro, no site www.ucs.br.

Em oito unidades universitárias – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha e São Sebastião do Caí –, a UCS disponibiliza vagas em cursos presenciais e, também, para cursos a distância (EaD). A relação completa de opções também pode ser acessada no site da universidade.

Tecnologia
A UCS oferta 16 cursos de tecnologia: Design de Moda; Automação Industrial; Estética e Cosmética; Produção Industrial de Plásticos – Polímeros; Fotografia; Radiologia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Marketing; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos (em Caxias Do Sul e Farroupilha); Gestão da Qualidade; Design de Interiores; Gastronomia; Gestão de Recursos Humanos (Ead) e Gestão Comercial (EaD).

As graduações em tecnologia são cursos que oferecem formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, conferindo ao diplomado competências para atuar em ramos profissionais específicos. Assim como os bacharelados e as licenciaturas, as tecnologias concedem diploma de nível superior.

Muito antes deste tipo de curso se tornar uma tendência no Brasil, a UCS já oferecia formação com características dessa modalidade. Ainda na década de 1970, criou um curso chamado Engenharia de Operação de Máquinas, que atendia a uma necessidade das empresas da região que estavam em pleno desenvolvimento na época. O primeiro curso da instituição com a denominação de “tecnologia” foi na área da hospitalidade: Tecnologia em Hotelaria, em 1978, em Atlântida, no Litoral Norte, e transferido posteriormente para Canela.

Na década de 1990, uma série de novos cursos passou a ser oferecida pela UCS. Com o processo de regionalização da universidade, diversos cursos foram criados, com formação voltada às especificidades econômicas dos municípios de abrangência da instituição.

O curso de tecnologia se difere de um curso técnico, pois o primeiro corresponde a uma formação no nível Superior e o segundo ao Ensino Médio. Os tecnólogos têm mais funções que os técnicos e podem exercer e responsabilizar-se por um número maior de atividades.

Um diploma nesta modalidade tem o mesmo valor de um diploma de bacharelado ou licenciatura: as três de Ensino Superior existentes hoje no Brasil. A principal diferença em relação às outras é que os cursos de tecnologia possuem duração e carga horária menor.

O aluno que concluir um curso de tecnologia pode aproveitar os créditos das disciplinas para a realização de outra graduação. Essa é uma prática comum aos acadêmicos que concluem um curso de tecnologia. Depois da graduação, é possível aproveitar grande parte das disciplinas.

O tecnólogo pode fazer cursos de pós-graduação, pois a maioria dos programas stricto sensu aceitam alunos dos cursos superiores de tecnologia.

Bacharelados
O bacharel é o profissional formado para atuar de forma mais ampla no mercado. Os bacharelados são cursos superiores generalistas, de formação científica e humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica, profissional ou cultural.

Licenciaturas
Os cursos de Licenciatura são cursos superiores que conferem ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também