UFRGS usará Enem e vestibulares anteriores para ingresso em 2021

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou o novo formato de ingresso dos estudantes para a graduação do primeiro semestre de 2021 em razão das restrições impostas pela pandemia. Neste ano serão aceitas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares anteriores de 2017 a 2020. A seleção ocorrerá pela melhor nota entre todas as provas realizadas, após a escolha para o curso escolhido. A medida foi aprovada pelo Consun (Conselho Universitário) da UFRGS nesta semana. 

O recálculo será feito pela própria universidade, que vai coletar as notas disponíveis e identificar o melhor conceito de cada candidato, a partir do número do CPF dos inscritos. Serão desconsideradas eventuais ausências, desqualificações pela falta de nota mínima ou inexistência de notas em algum ano, a fim de não prejudicar o candidato. No caso do Enem, será mantido o índice mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação.

Com 3.980 vagas oferecidas, o início do primeiro semestre está programado para agosto. Para o segundo semestre, está prevista a realização do vestibular tradicional, desde que haja condição sanitária para a aplicação das provas, com um prazo de publicação do edital para no mínimo cinco meses antes do início das aulas. Se não for possível, o mesmo formato de avaliação do semestre anterior será aplicado. As informações sobre inscrições para a seleção do primeiro semestre de 2021 serão publicadas em breve no site da UFRGS (http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial). 

Casos específicos

No caso do curso de Música, que possui prova de habilitação específica, foi confirmada a realização da prova de forma virtual e possibilidade de utilização de aprovação em anos anteriores no mesmo período já estipulado, nos Vestibulares de 2017 a 2020. Cursos com ingresso em apenas um semestre poderão realizar a redistribuição de vagas nos dois semestres, como forma de se adequar às novas possibilidades de ingresso.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também