Últimas UBSs serão entregues até o fim do ano

Com a promessa de suprir totalmente a necessidade de atendimentos em Bento Gonçalves, estão em diferentes etapas de construção as últimas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Das cinco obras anunciadas desde 2011, algumas têm entrega prevista para abril e outras foram iniciadas na última semana. De acordo com a prefeitura, que contou com recursos federais para os trabalhos, os novos postos devem atender quase 30 mil pessoas.

A unidade mais adiantada é a do bairro Cohab, única remanescente do projeto das chamadas “UBSs de lata”, da administração municipal anterior. As chapas de aço preenchidas com isopor foram descartadas nos demais projetos por serem consideradas de baixa durabilidade, além do seu custo não representar vantagem financeira. Para aproveitar a estrutura metálica na Cohab, onde estava em estágio mais avançado de montagem, ela foi revestida com gesso acartonado, o que elevou ainda mais os custos. Enquanto o gasto previsto para a construção de uma unidade em alvenaria gira em torno de R$ 400 mil, a UBS de lata com adequações custou mais de R$ 700 mil. Entregue, o prédio está em fase de montagem de mobiliário e equipamentos, e deve entrar em funcionamento em abril deste ano. 

Para o mesmo mês, está prevista a finalização da construção da unidade do bairro Fenavinho. Desmanchada a estrutura de lata, a construção foi recomeçada, no mesmo local, em alvenaria. Já com telhado, recebe atualmente aberturas e reboco interno. Finalizada a edificação, a unidade ainda precisará da montagem e contratação de equipe para dar início ao funcionamento. 

Expedidas na última semana, as ordens de serviço das UBSs dos bairros Vila Nova 2 (Arco Íris) e Zatt/Ouro Verde têm previsão de conclusão de 120 dias cada, excetuando-se os dias de chuva. Com cerca de 265 metros quadrados, tamanho médio das unidades, o projeto do primeiro bairro prevê o atendimento a 8 mil pessoas com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF). Já o posto na divisa entre os dois bairros da região norte do município, considerada ainda pouco assistida, foi pensado para receber duas ESFs e é a maior entre as novas unidades, com mais de 700 metros quadrados. Uma das equipes de atendimento que deve atuar no local é a que atualmente trabalha junto à escola Maria Borges Frota. 

A UBS com previsão de conclusão mais tardia é a localizada na divisa dos bairros Tancredo Neves e Conceição. O local também será de grande porte e deve receber duas equipes de ESF, com previsão de atendimento a 7 mil pessoas. De acordo com Jaime Galvani, assessor de gabinete da secretaria, essa obra deve levar cerca de 6 meses para ser entregue.


UPA 3

Prevista para abril, a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento 3 (UPA 3), no bairro Botafogo, sofreu um novo atraso. Segundo a secretaria de Saúde, os recessos desde dezembro provocaram uma demora desde a encomenda do material elétrico, cuja instalação é considerada a etapa final na construção. A ideia é que os atendimentos iniciem em maio.

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também