Último lote de janelas do Museu vai para restauro

A primeira etapa das obras de restauro do Museu do Imigrante, que contempla a recuperação das janelas do prédio histórico, está prestes a ser terminada. Na última sexta-feira, dia 31, o último lote de janelas foi retirado do local pela empresa Cavalett Esquadrias, que venceu o processo licitatório para execução do trabalho.

Outro lote de aberturas já foi retirado e está pronto para receber a pintura final e ser recolocado. A instalação, no entanto, irá ocorrer somente na etapa final da obra de restauro total do Museu. De acordo com Cassiano Cavalett, responsável pelo serviço, além do resgate de características originais das peças, há um cuidado especial para garantir a durabilidade das janelas. “Há técnicas de tratamento que você dá à madeira para que ela permaneça protegida por muitos anos”, salienta.

A revitalização inclui processos como decapagem (remoção de pinturas), modelagem, tratamento protetivo, lixação, enxerto, preparo da superfície e pintura. As peças comprometidas são substituídas por novas, de mesmas dimensões e tipologia. “Estamos restaurando as peças com madeira de itaúba, que tem durabilidade superior a 80 anos”, destaca.

De forma paralela, após liberação do Ministério da Cultura, o prefeito Guilherme Pasin já autorizou a abertura de uma nova licitação para a execução do restauro global do Museu, com o qual serão executados serviços de recuperação dos elementos de decoração e do reboco interno e externo do prédio, pisos, assoalhos, instalação elétrica, pintura, acabamento, entre outros. O processo foi encaminhado para o setor de licitações da prefeitura e deverá ser lançado nos próximos dias.

O Museu do Imigrante segue fechado desde agosto de 2010 e ainda não há previsão de reabertura.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também