Um Legado como Destino: documentário que retrata os 110 anos da Vinícola Salton é lançado
Chegar aos 110 anos em ritmo acelerado e com expansão nos negócios são trunfos que merecem ser eternizados. Por isso, o aniversário da Vinícola Salton, de Bento Gonçalves, ganhará um registro audiovisual histórico. Foi lançado neste final de semana o documentário Família Salton 110 anos – Um Legado como Destino, onde personagens de destaque da Salton dão depoimentos que recuperam não só a história de uma das famílias mais tradicionais da cidade, mas também revelam quais ingredientes são fundamentais para que uma marca possa prosperar em diferentes décadas de existência. A Salton completou 110 anos no dia 25 de agosto e, por isso, ao longo de todo o mês, estão sendo realizadas diversas ações comemorativas ao aniversário.
Foto: Alan Buzin
O documentário tem cerca de 30 minutos e será disponibilizado nas redes sociais e também no canal do YouTube da Vinícola Salton. É claro que registrar 110 anos de história não foi uma tarefa tão simples, e exigiu bastante pesquisa documental e acesso a acervos bastante curiosos. Por isso, além de mostrar a trajetória da marca, é possível saber um pouquinho mais da evolução da Serra Gaúcha por meio do conteúdo. Fotos de como Bento Gonçalves se desenvolveu, imagens de presidentes que estiveram em território bento-gonçalvense, desfiles temáticos da Fenavinho e a consolidação de pontos turísticos da cidade garantem ao espectador uma imersão à cultura local, além da oportunidade de assistir a lições importantes sobre empreendedorismo e, claro, sucessão familiar.
Reprodução Vagão Filmes
“Ao contar uma história, com o nosso olhar, compartilhamos as nossas experiências. E quando contamos a nossa história, é natural expressarmos paixão através do olhar, na voz embargada, no sorriso espontâneo ou na lágrima contida. As emoções transcendem a tela fria dos dispositivos e nos conectam, criando verdadeiros laços entre as pessoas através de histórias reais. Afinal, histórias reais são contadas por pessoas reais”, descreve Luciana Salton, diretora executiva da marca e representante da quarta geração da família.
O material foi captado entre setembro e dezembro de 2019 em Bento Gonçalves e São Paulo, pontos em que a empresa tem unidades. A pesquisa histórica e documental contou com apoio do Museu da Pessoa. A produtora Vagão Filmes, de Bento Gonçalves, é quem responde pela gravação e edição.
Foto: Alan Buzin
PARA ASSISTIR:
O vídeo estará disponibilizado no canal do YouTube da marca (basta procurar por Vinícola Salton) a partir deste sábado, 1º de agosto. Ao longo do mês, além de lives no Instagram, lançamentos de produtos e outras novidades, haverá a campanha Legado Social, que visa arrecadar R$ 200 mil para entidades sociais localizadas nos quatro municípios que a Salton marca presença (Bento Gonçalves, Santana do Livramento, São Paulo e Jarinu). Ainda dentro dessa campanha, a vinícola irá reverter 100% das vendas de quatro produtos da marca, entre os dias 17 e 25 de agosto, para essa finalidade.
A SALTON
Em 2019, a marca que lidera o mercado nacional de espumantes há 15 anos chegou ao posto de número 1 entre as marcas de vinhos mais reconhecidas no Brasil (segundo a Wine Intelligence, pesquisa Global Wine Brand Power), entre nacionais e estrangeiras, e conquistou destaque no renomado concurso francês Effervescents Du Monde. Neste mesmo ano, também inaugurou sua Enoteca, em São Paulo, espaço onde recebe clientes para experiências em torno do vinho.
“Ao longo desses 110 anos e principalmente na última década, passamos a olhar para o processo de forma mais especializada”, diz Maurício Salton, diretor-presidente da Salton. “Redefinimos padrões técnicos para nossas parcerias, modernizamos estruturas, qualificamos fortemente nossa gestão e o principal: buscamos diariamente fazer a diferença na vida das mais de 1,5 mil pessoas que, de alguma forma, estão diretamente envolvidas com a Salton, seja promovendo o seu desenvolvimento ou apoiando em diversas iniciativas sociais”.
LINK PARA ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQ8DiTbmoaM&t=1455s
Ação que comemora 110 anos da Salton destinará R$ 200 mil para entidades
A história de uma empresa que supera décadas de funcionamento costuma estar atrelada com a evolução da comunidade em que pertence. Por isso, a Salton chega ao aniversário de 110 anos com um projeto social que pretende contribuir com a comunidade de quatro municípios onde a marca está presente com filiais. Trata-se do Legado Social, proposta que ocorre durante todo o mês de agosto e que tem como meta arrecadar R$ 200 mil. A verba será revertida para entidades e instituições situadas nestas cidades (veja abaixo como será a destinação).
Além de captar cotas de patrocínio junto de empresas parceiras da Salton, a vinícola irá reverter 100% das vendas de quatro produtos da marca para essa finalidade. Serão contempladas entidades assistenciais gaúchas de Bento Gonçalves e Santana do Livramento, e as paulistas de São Paulo e Jarinu. A ideia é que a verba arrecadada seja distribuída em quatro áreas de alcance: alimentação, educação, saúde & assistência social e segurança.
“Por meio do projeto, pretendemos atingir diferentes áreas de vulnerabilidade e gerar impacto positivo no dia a dia destas cidades. Nós chegamos à marca de 110 anos por conta da dedicação, competência e confiança de diversas pessoas. Então, essa ação procura retribuir essa confiança, zelar pelo bem-estar coletivo e reafirmar o papel social da nossa empresa”, descreve o diretor-presidente Maurício Salton.
foto: Augusto Tomasi
A DESTINAÇÃO:
ALIMENTAÇÃO:
Valores serão convertidos em cestas básicas que serão distribuídas para famílias carentes que são assistidas por entidades parceiras;
HIGIENE:
Valores revertidos em kits de higiene básica;
EDUCAÇÃO:
Kits de material escolar ou verbas para melhorias em escolas que atendam comunidades em situação de vulnerabilidade;
SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em parceria com entidades de assistência à apoi¬adores de deficiências e instituições de saúde, vamos destinar os recursos arrecadados para oferecer melhorias estruturais, auxilio no custeio de despesas, além de fornecer materiais para a confecção de itens que possam gerar renda.
SEGURANÇA PÚBLICA
Em parceria com as entidades e conselhos responsáveis pela segurança municipal, vamos destinar os recursos arrecadados para oferecer maior tranquilidade para os moradores, trabalhadores e visitantes dessas comunidades. São necessárias ações como: ampliação de vigilância comunitária; policiamento ostensivo; iluminação pública e etc.