Uma aula de simplicidade com Clóvis Tramontina

“Não faça por fazer, faça bonito!”. O novo slogan da campanha publicitária da Tramontina, maior empresa de utensílios domésticos do mundo, também é o lema de vida do presidente do grupo, Clóvis Tramontina. O líder empresarial “bateu um papo”, como prefere dizer, com mais de 120 empresários na última segunda-feira, dia 7, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), e mostrou porque 80% dos brasileiros têm ou já tiveram um produto da Tramontina em casa e mais de 94% conhecem a marca. O segredo, segundo ele, está na simplicidade.

A companhia cria um produto novo a cada três dias. São mais de 17 mil itens presentes em 120 países. No entanto, Clóvis pondera que a empresa não cria novas necessidades para o consumidor. “Mais do criar novidades, temos que melhorar os produtos que já existem. Precisamos fazer coisas que as pessoas precisam e não inventar novas necessidades que elas não têm”, afirmou. 

O empresário garante que o sucesso da marca é resultado da valorização das pessoas. “Nunca ninguém foi demitido dentro da Tramontina. Hoje, os cargos de gerência da empresa são ocupados por pessoas que começaram no chão de fábrica”, disse o presidente, ressalvando que as poucas exceções foram funcionários acusados por desvio ou má conduta. A Tramontina também oferece diversas qualificações dentro da empresa, o que proporciona a chance de crescimento dos mais de 7 mil funcionários, além de oferecer plano de participação nos lucros.

Se muitas empresas do país optam por centralizar poderes, a Tramontina pensa o contrário. Para Clóvis, a descentralização não significa aumentar a burocracia, mas ganhar agilidade e perenidade. “Confiamos em todas as pessoas dentro da empresa. Tanto é que a Tramontina não tem um setor de controle de qualidade, pois essa é uma filosofia de todos”, aponta, afirmando que os líderes apresentam o planejamento para a diretoria e atingem os resultados que se comprometem a fazer.

A simplicidade também está na comunicação. “Não queremos que as pessoas venham até nós para relatar problemas, mas que já apresentem soluções. É simples!”, destaca Clóvis. A transparência e o diálogo com todos os públicos, principalmente com o consumidor final, é chave do sucesso, segundo o empresário.

Clóvis Tramontina, além de dar uma aula de simplicidade a tantos empresários de Bento Gonçalves, também foi responsável por uma das melhores palestras – ou melhor, bate-papos – que o CIC já promoveu.

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.